A Polícia Civil recebeu mais duas denúncias de que criminosos furtaram dinheiro de contas bancárias usando transferência PIX, em Rio Verde. Segundo a corporação, uma das vítimas só soube do golpe após uma mensagem de SMS informando que a transação bancária foi realizada. Ao todo, o prejuízo das duas pessoas ultrapassa R$ 40 mil.
O delegado responsável pela investigação, Danilo Fabiano Carvalho, disse que um fazendeiro foi até a delegacia na última quarta-feira (20) alegando que perdeu R$ 15 mil na conta. E em menos de 24h, um autônomo denunciou que teve R$ 27 mil transferidos para uma conta desconhecida.
“O fazendeiro recebeu uma mensagem de SMS informando que o dinheiro já tinha sido transferido. Já o autônomo foi até um caixa eletrônico e percebeu duas transferências, uma de R$ 7 mil e outra de R$ 20 mil. Eles ficaram surpresos e logo procuraram a polícia”, diz o delegado.
Ao todo, são sete denúncias registradas nos últimos 10 dias. Segundo o delegado, por conta das denúncias que envolvem uma agência bancária federal, a Polícia Federal foi comunicada sobre os golpes. A PF informou que, até esta sexta-feira (21), ainda não tinha sido notificada sobre os casos.
A polícia apura como os golpes ocorreram.
“Não sabemos ainda como o golpe está ocorrendo se é através de links falsos na internet em que a vítima clica e os criminosos têm acesso à conta ou se as transferências são feitas em algum um programa espião”, relata Danilo.
Mais vítimas
As primeiras vítimas que procuraram a delegacia de Rio Verde para denunciar que tinham caído no golpe relataram que receberam uma ligação de uma pessoa que se identificava como funcionário do banco. Uma delas perdeu R$ 8 mil, outra R$ 9 mil e outra R$ 5 mil.
Entre essas pessoas está uma professora, que preferiu não ter a identidade divulgada. A mulher contou que teve o PIX bloqueado, foi a uma agência da Caixa para resolver o problema e conseguiu reaver o acesso.
No entanto, algum tempo depois, ela recebeu uma ligação de uma pessoa que dizia ser do banco e que precisava realizar os últimos procedimentos com ela pelo celular para finalizar o atendimento.
“Fiz todo o procedimento e ele retirou todo o meu salário. Tirou meu salário e meu limite. [...] Uma pessoa vai lá e tira tudo que é seu. É horrível! E você se sente injustiçada e vê o banco falar que não pode fazer nada, que você que atendeu a uma ligação”, desabafou.
O delegado alerta para os cuidados com links e até telefonemas, pois podem ser falsos. “Tem que ter cuidado ao clicar em links enviados pelo celular e ligações telefônicas em que pessoas se passam por alguém do banco. Mesmo que tenha algum de seus dados é preciso ficar de olho”, orienta.
A Caixa Econômica Federal informou que pedidos de contestação podem ser realizados em qualquer agência com CPF e documento de identificação. Ressalta ainda que não recolhe cartões bancários de seus clientes e não pede por ligação telefônica que o cliente transfira valores a terceiros, informe ou digite senhas.
Segundo a instituição, caso o cliente desconfie de alguma ligação, é importante desligar o telefone, procurar o seu gerente na agência ou entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) no 0800 726 01 01, ligando de outro número de telefone ou, preferencialmente, alguns minutos após a ligação suspeita.
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