A Polícia Civil de Goiás está investigando casos de golpes em que os criminosos furtam dinheiro usando transferência por PIX. A delegacia de Rio Verde, já recebeu três denúncias que, somadas, revelam que o prejuízo causado pelo crime foi de R$ 22 mil.
As vítimas denunciaram que, após uma ligação de uma pessoa que se passa por funcionário do banco, elas tiveram as contas zeradas. Uma delas perdeu R$ 8 mil, outra R$ 9 mil e outra R$ 5 mil.
Entre essas pessoas está uma professora, que preferiu não ter a identidade divulgada. A mulher contou que teve o PIX bloqueado, foi a uma agência da Caixa para resolver o problema e conseguiu reaver o acesso.
No entanto, algum tempo depois ela recebeu uma ligação de uma pessoa que dizia ser do banco e que precisava realizar os últimos procedimentos com ela pelo celular para finalizar o atendimento.
“Fiz todo o procedimento e ele retirou todo o meu salário. Tirou meu salário e meu limite. [...] Uma pessoa vai lá e tira tudo que é seu. É horrível! E você se sente injustiçada e vê o banco falar que não pode fazer nada, que você que atendeu a uma ligação”, desabafou.
A Caixa Econômica Federal informou, por meio de nota, que a cliente “compareceu à agência e solicitou contestação da transação” e que o pedido está em análise.
O banco ressaltou que “suas centrais telefônicas não pedem senha ou outros dados de acesso” e que “caso o cliente desconfie de alguma ligação vinda da CAIXA, é importante desligar o telefone e entrar em contato com a agência ou ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101”.
O delegado Danilo Fabiano Carvalho informou que investiga os casos para saber como os criminosos conseguem realizar o golpe. Com base nos depoimentos, as vítimas são convencidas a passar a senha e clicar em um link enviado pelos golpistas.
“A pessoa vai na agência fazer uma espécie de recadastramento, depois recebe uma ligação. Ainda estamos investigando como eles conseguem fazer a transferência sem estar com o celular da pessoa”, explicou.
Danilo também alertou para que as pessoas tomem muito cuidado com os dados que fornecem e mensagens que recebem no celular.
“É imprescindível que pessoas que recebem ligações telefônicas ou que, eventualmente, recebem mensagens, de maneira nenhuma cliquem em links suspeitos”, aconselhou.
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