Terça, 30 de Setembro de 2025 15:38
(64) 99229-6034
Anúncio
Saúde Afastamento

Conheça as novas regras da licença-maternidade após internação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (dia 29), a lei que…

30/09/2025 13h42
Por: Cristiano Souza
Conheça as novas regras da licença-maternidade após internação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (dia 29), a lei que amplia a licença e o salário-maternidade em situações de internação hospitalar da mãe ou do bebê por mais de duas semanas devido a complicações no parto.

Na prática, o período de afastamento passa a ser contado somente após a alta, garantindo 120 dias completos para recuperação da mãe e cuidados com o recém-nascido. O salário-maternidade também acompanha a prorrogação, cobrindo tanto o tempo de internação quanto os quatro meses seguintes em casa.

A medida altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a legislação da Previdência Social, transformando em lei um entendimento já consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O projeto é de autoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e foi relatado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

A sanção ocorreu durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília, que reuniu cerca de 4 mil participantes. No mesmo evento, também foi criada a Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com as Gestantes e Mães, a ser celebrada em agosto.

Lula destacou que não existe democracia sem a voz feminina e defendeu políticas contínuas para garantir igualdade de direitos. Para a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, as propostas debatidas na conferência vão embasar um novo plano nacional para ampliar a proteção às mulheres.

O que muda na prática

  • Licença-maternidade prorrogada: se mãe ou bebê ficarem internados por mais de 14 dias após o parto, o prazo de 120 dias só começará a ser contado após a alta hospitalar.
  • Salário-maternidade estendido: o benefício será pago durante todo o período de internação e também pelos quatro meses seguintes, garantindo remuneração integral.
  • Alterações legais: a CLT e a Lei de Benefícios da Previdência Social foram atualizadas para garantir segurança jurídica às trabalhadoras.
  • Comprovação médica: a equipe médica precisará atestar que a internação está diretamente ligada ao parto.
  • Semana de Conscientização: a nova lei também instituiu uma semana anual de ações educativas sobre saúde de gestantes e mães, no mês de agosto.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 13h01
29°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 32°

29° Sensação
3.09 km/h Vento
39% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)

Mín. 17° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (02/10)

Mín. 17° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio