O Podemos confirmou nesta quinta-feira (15) a filiação do senador por Goiás Jorge Kajuru ao partido. A polêmica gerada pela divulgação de uma conversa telefônica entre o parlamentar e o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na segunda-feira (12), forçou a saída de Kajuru do Cidadania, que divulgou carta no mesmo dia com convite para que o senador deixasse o partido.
Kajuru afirma que se filiou ao Podemos “dois minutos depois” de sair do Cidadania. No entanto, a finalização da tratativa levou dias. Na segunda, Kajuru disse à imprensa que já estava de saída do Cidadania e a caminho do Podemos, após conversas com o também senador Álvaro Dias (Podemos-PR). Questionado pelo POPULAR, o presidente da legenda em Goiás, deputado federal José Nelto, disse naquele dia que ainda não havia sido informado sobre o assunto.
De acordo com Kajuru, sua desfiliação do Cidadania era certa por incompatibilidade de pensamentos e o objetivo era trocar de partido no início deste ano, mas continuou por mais tempo a pedido dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Eliziane Gama (Cidadania-MA) e do presidente nacional, Roberto Freire.
Tratativas
Nelto recebeu ligação de Álvaro Dias na terça-feira (13), quando foi informado sobre a articulação para que Kajuru entrasse no Podemos. No dia seguinte, Kajuru chegou a confirmar à imprensa mais uma vez que estava no partido, mas em seguida voltou atrás e disse ao POPULAR que ainda havia questões a serem discutidas junto à executiva nacional.
A filiação foi confirmada no início da tarde desta quinta. Nelto conta que conversou com Kajuru por telefone por mais de uma hora. “Ele diz que vem de corpo e alma, vestido com a camisa 19 (número do partido). Será muito bem recebido. Ele assumiu o compromisso de ajudar a crescer o partido em Goiás. É senador da República, foi eleito pelo povo goiano e estava fazendo bom trabalho. Engrandece o partido”, diz Nelto.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas