
O Podemos confirmou nesta quinta-feira (15) a filiação do senador por Goiás Jorge Kajuru ao partido. A polêmica gerada pela divulgação de uma conversa telefônica entre o parlamentar e o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na segunda-feira (12), forçou a saída de Kajuru do Cidadania, que divulgou carta no mesmo dia com convite para que o senador deixasse o partido.
Kajuru afirma que se filiou ao Podemos “dois minutos depois” de sair do Cidadania. No entanto, a finalização da tratativa levou dias. Na segunda, Kajuru disse à imprensa que já estava de saída do Cidadania e a caminho do Podemos, após conversas com o também senador Álvaro Dias (Podemos-PR). Questionado pelo POPULAR, o presidente da legenda em Goiás, deputado federal José Nelto, disse naquele dia que ainda não havia sido informado sobre o assunto.
De acordo com Kajuru, sua desfiliação do Cidadania era certa por incompatibilidade de pensamentos e o objetivo era trocar de partido no início deste ano, mas continuou por mais tempo a pedido dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Eliziane Gama (Cidadania-MA) e do presidente nacional, Roberto Freire.
Tratativas
Nelto recebeu ligação de Álvaro Dias na terça-feira (13), quando foi informado sobre a articulação para que Kajuru entrasse no Podemos. No dia seguinte, Kajuru chegou a confirmar à imprensa mais uma vez que estava no partido, mas em seguida voltou atrás e disse ao POPULAR que ainda havia questões a serem discutidas junto à executiva nacional.
A filiação foi confirmada no início da tarde desta quinta. Nelto conta que conversou com Kajuru por telefone por mais de uma hora. “Ele diz que vem de corpo e alma, vestido com a camisa 19 (número do partido). Será muito bem recebido. Ele assumiu o compromisso de ajudar a crescer o partido em Goiás. É senador da República, foi eleito pelo povo goiano e estava fazendo bom trabalho. Engrandece o partido”, diz Nelto.
Impasse Migração de Bolsonaro para o Patriota divide base ideológica no Congresso
FHC e Lula? "PSDB e PT são como água e óleo, não se misturam", diz Marconi, após entrevista de José Eliton
Namorando uma sigla Negociações de Bolsonaro com PRTB travam por disputa pelo comando do partido
Informações falsas Enfraquece tese por nova eleição em Goiânia, afirma especialista
Eleições estaduais Candidatura de Lula em 2022 não deve influenciar cenário em Goiás, dizem cientistas políticos
CPI da Covid Cidadania ‘convida’ Jorge Kajuru a deixar o partido

Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 27°
ChuvaMín. 15° Máx. 19°
Chuvas esparsas



