Quinta, 18 de Abril de 2024 06:31
(64) 99229-6034
Anúncio
Política CPI da Covid

Cidadania ‘convida’ Jorge Kajuru a deixar o partido

Parlamentar afirma que já estava de saída devido a incompatibilidade de pensamentos

13/04/2021 09h45 Atualizada há 3 anos
Por: Santa Helena Agora Fonte: O Popular
Câmara Municipal de Goiânia/Divulgação
Câmara Municipal de Goiânia/Divulgação

Após a polêmica relacionada à CPI da Covid, o Cidadania publicou nota ontem convidando o senador Jorge Kajuru a deixar o partido. Por outro lado, o parlamentar afirma que já estava de saída devido a incompatibilidade de pensamentos. O objetivo, segundo Kajuru, era resolver sua situação partidária até o início de 2021, mas permaneceu na legenda a pedido de Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Eliziane Gama (Cidadania-MA) e do presidente nacional do partido, Roberto Freire. “É um divórcio previsto e respeitoso. A carta de Roberto Freire foi respeitosa. Ele me ligou”, disse Kajuru.

O Cidadania defendeu na nota que a CPI da Covid tenha foco na investigação do governo federal, mas Kajuru acredita que Estados e municípios também devem ser alvos. O texto ressalta que o partido acredita no “Estado Democrático, dos valores republicanos e da separação entre os Poderes, especialmente do papel da Suprema Corte como guardiã da Constituição” e destacou que esses conceitos são opostos aos observados na conversa entre Kajuru e Bolsonaro, em áudio divulgado pelo senador no fim de semana.

Presidente estadual do Cidadania, o vice-governador Lincoln Tejota diz que respeita Kajuru e não gostaria que o senador saísse do partido. No entanto, Tejota afirma que a atuação de Kajuru é ligada com a executiva nacional, de onde devem partir as decisões. “A atuação de Kajuru nunca foi partidária. Ele sempre atuou defendendo suas bandeiras. É um amigo e uma pessoa que admiro.” Existe a possibilidade de o senador se filiar ao Podemos. O presidente estadual do partido, deputado federal Jose Nelto, diz que ainda não foi consultado pela executiva nacional sobre o assunto.

Conversa

Apesar das declarações relacionadas à CPI da Covid e investigação de ministros do STF, Kajuru diz que sua conversa com o presidente Jair Bolsonaro foi “republicana”. Ontem, o presidente reagiu negativamente à divulgação do áudio. Kajuru afirma que não entendeu o posicionamento de Bolsonaro, pois o avisou da publicação e o presidente não teria colocado obstáculos. “Ele reagiu dessa maneira só hoje (ontem) às 10h. Coloquei no ar no domingo às 13h. Por que ontem à tarde ele não deu entrevista? Porque hoje alguém foi falar para ele que alguma declaração dele não pegou bem.”

A reportagem perguntou se o senador via alguma gravidade no diálogo com Bolsonaro. Kajuru respondeu que “é uma conversa de quem tem honra”. “Fui falar com ele sobre outros assuntos. Ele quem falou sobre CPI Sacana (CPI da Covid) e pedido de impeachment de ministro.” O senador diz que não vê nenhum problema na conversa e não se arrepende de ter divulgado o áudio. “Não recuo nem para tomar impulso”, declarou.

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.