
"PSDB e o PT historicamente são como água e óleo – não se misturam". Esse é um trecho da nota divulgada na noite desta terça-feira (25) pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB). O texto vem um dia depois da entrevista do ex-governador e presidente estadual do PSDB, José Eliton, ao POPULAR, em que ele admitiu o interesse em uma união com o PT para enfrentar o governador Ronaldo Caiado (DEM) em Goiás e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no âmbito nacional.
Inspirado no encontro entre os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Eliton disse ao POPULAR que defende candidaturas próprias, mas vê como madura a conversa entre as lideranças com o intuito de uma aliança caso o segundo turno presidencial seja disputado entre o petista e Bolsonaro.
Eliton também defendeu prévias partidárias para definir o candidato do PSDB. Marconi diz na nota que concorda com o correligionário nesse ponto e no ponto de que o partido precisa lançar candidatura própria. "Concordamos que o PSDB tem um legado gigantesco em favor de Goiás e do Brasil. E, sobretudo, concordamos que toda e qualquer pauta relacionada às eleições de 2022 será necessariamente levada democraticamente à deliberação partidária."
Apesar disso, o restante da nota não parece muito alinhado às falas de Eliton, que denfendeu pontos em comum entre os partidos. "PSDB e PT têm ideias, conceitos, projetos e convicções distintas e isto ficou claro ao longo das últimas três décadas de duro enfrentamento, respeitando sempre o necessário debate democrático", escreveu Marconi.
Ao dizer que as siglas não têm como se misturar, Marconi afirma que isso, porém, não impede a realização de um debate de alto nível. "É importante ter sempre a capacidade de dialogar objetivando o bem comum, o respeito à vida, aos valores humanistas, à democracia, à tolerância e à Constituição."
Nos bastidores, o POPULAR apurou que as falas de José Eliton não teriam repercutido bem entre a ala tucana de Goiás que é radicalmente contra o PT.
Leia a nota na íntegra:
O PSDB tem um enorme legado à favor do Brasil a ser preservado e um projeto de nação que será debatido em 2022, liderado pelo candidato que vencer as prévias internas no final deste ano.
A legenda mudou o Brasil com o Plano Real e com as reformas realizadas com êxito. Agora, está pronta para recolocar o país novamente nos eixos.
PSDB e PT têm ideias, conceitos, projetos e convicções distintas e isto ficou claro ao longo das últimas três décadas de duro enfrentamento, respeitando sempre o necessário debate democrático.
PSDB e o PT historicamente são como água e óleo – não se misturam. Isto não nos impede, contudo, de realizarmos o debate de alto nível.
O PSDB trabalhará para ir ao segundo turno e vencer as eleições com um bom projeto e um candidato a altura dos grandes desafios, que precisam ser enfrentados, com a urgência necessária.
É importante ter sempre a capacidade de dialogar objetivando o bem comum, o respeito à vida, aos valores humanistas, à democracia, à tolerância e à Constituição.
O ex-governador José Eliton e eu concordamos com a decisão de lançamento de candidaturas próprias do partido ao governo de Goiás e à Presidência da República Concordamos em relação à realização de prévias partidárias. Concordamos que o PSDB tem um legado gigantesco em favor de Goiás e do Brasil. E, sobretudo, concordamos que toda e qualquer pauta relacionada às eleições de 2022 será necessariamente levada democraticamente à deliberação partidária.
Marconi Perillo Ferreira Júnior
Ex-governador de Goiás
Impasse Migração de Bolsonaro para o Patriota divide base ideológica no Congresso
Namorando uma sigla Negociações de Bolsonaro com PRTB travam por disputa pelo comando do partido
Informações falsas Enfraquece tese por nova eleição em Goiânia, afirma especialista
Eleições estaduais Candidatura de Lula em 2022 não deve influenciar cenário em Goiás, dizem cientistas políticos
"2 minutos depois" Podemos confirma filiação de Jorge Kajuru
CPI da Covid Cidadania ‘convida’ Jorge Kajuru a deixar o partido

Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 32°
ChuvaMín. 19° Máx. 24°
Chuva



