Apenas três das 39 cidades com mais de 30 mil habitantes de Goiás já começaram ou vão começar nesta segunda-feira (31) a vacinação contra o coronavírus por idade, de forma decrescente, a partir dos 59 anos. São elas Aparecida de Goiânia, Itumbiara e Uruaçu. A maior parte dos municípios aguarda nova remessa de doses e mantém a imunização de grupos prioritários. Havia expectativa da chegada de nova remessa no final de semana, mas não se concretizou.
Na última quinta-feira (27) foi definido entre os gestores de saúde municipais e estaduais que as próximas remessas de vacinas serão divididas em 70% para a população no geral por faixa etária, abaixo de 60 anos, e em 30% para grupos prioritários, como pessoas com comorbidades e professores. Nenhuma nova remessa de doses chegou desde que essa decisão foi tomada, mas cidades que tinham estoque de doses considerado suficiente, já iniciaram a etapa de vacinação do público de 59 anos.
A primeira cidade a retomar a vacinação por idade foi Itumbiara, município de mais de 100 mil habitantes, na Região Sul de Goiás. No último sábado (29), foram vacinadas 402 pessoas com 59 anos em Itumbiara. No entanto, não há previsão de quando essa vacinação por idade vai continuar. Nesta segunda, o município retoma o calendário de grupo prioritário, com a vacinação apenas de pessoas com deficiência permanente de 18 a 59 anos. “Todo o processo é feito de acordo com a chegada e disponibilidade de doses”, explica o secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi da Silva.
Já em Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade do Estado, a vacinação de pessoas com 59 anos começa nesta segunda-feira (31) utilizando o estoque de 27,3 mil doses. As novas remessas terão 70% reservado para continuar o critério por idade. A Secretaria Municipal de Saúde orientou que esse público-alvo pode ir direto no drive-thru da Cidade Administrativa e Centro de Especialidades. Também é possível agendar a aplicação da dose pelo aplicativo Saúde Aparecida para que ela seja realizada em uma das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) disponíveis ou na Central Municipal de Imunização.
No caso de Uruaçu, cidade na Região Serra da Mesa, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou em suas redes sociais um calendário de vacinação por idade. Pessoas com mais de 58 anos já podem se vacinar na segunda-feira (31). Os com 57 anos são incluídos no público-alvo de terça-feira, 1º de junho, e os com 56 anos no de quarta-feira, 2 de junho. “Na quarta-feira a gente reavalia os estoques para poder reprogramar os próximos dias de imunização”, explica o titular da Saúde de Uruaçu, Josimar Nogueira Alves.
Outro município que começa a vacinar pessoas com 59 anos nesta segunda-feira (31) é Pirenópolis, que tem menos de 30 mil habitantes e por isso não está incluída no levantamento da reportagem citado acima. De acordo com o secretário municipal de Saúde da cidade turística, Hisham Hamida, isso foi possível porque houve uma otimização da vacinação dos grupos prioritários e ninguém fora dos grupos prioritários foi vacinado. “Estamos com quase 20 dias de vacinação dos grupos de comorbidades acima de 18 anos”, relata. Após reunião, a Prefeitura considerou possível manter ao mesmo tempo a vacinação por comorbidade e idade a partir de 59 anos.
Entre as cidades com mais de 30 mil habitantes que ainda não começaram ou não começam nesta segunda, a vacinar por idade, há diferentes situações, mas no geral é porque ainda não há doses suficientes e aguardam nova remessa.
Em Rio Verde, a Prefeitura abriu um cadastro para vacinação de pessoas com 55 a 59 anos sem comorbidade, na sexta-feira (28). A Secretaria Municipal de Saúde da cidade aguarda a chegada de novas doses. Já em Luziânia, há uma programação para iniciar a vacinação por idade no dia 1º ou 2 de junho. Mineiros está sem doses sobrando.
No caso de Itaberaí, a Prefeitura está terminando a vacinação de profissionais da Educação e aguarda mais doses para vacinar por idade. Já no caso de Cristalina, o município diz aguardar uma nota técnica do Estado e novas remessas. Na Cidade Ocidental, a vacinação por idade vai começar após acabar os grupos prioritários. Em Trindade começará a vacinar por idade quando chegar novas doses, assim como em Senador Canedo. Anápolis não começa a vacinar por idade nesta segunda, mas as estratégias de quando começar estão sendo definidas.
Sem previsão de novas remessa
Goiás não tem previsão de receber novas doses de vacina contra o coronavírus. Reportagem do POPULAR da última sexta-feira (28) mostrou que havia expectativa com a chegada de novas remessas no final de semana, o que não aconteceu. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) disse que não é informada antecipadamente sobre os detalhes das remessas de vacinas. “Dessa forma, também não recebeu informações sobre dia, horário, laboratório de origem, nem quantidade de doses a serem recebidas a partir desta segunda-feira”, informa trecho do documento.
Essa nova remessa já entrará na nova regra definida na semana passada, de que 30% será para grupos prioritários e 70% para pessoas com menos de 60 anos, independente de comorbidades. Essa definição foi pactuada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância local do Sistema Único de Saúde (SUS), na última quinta-feira, logo após definição nacional na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A proposta dessa autorização no plano nacional de imunização foi feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Segundo a SES-GO, ficou pactuado que os municípios que já concluíram a vacinação dos grupos prioritários e ainda contam com doses, já podem iniciar a imunização por faixa etária.
No entanto, deve-se manter um porcentual para esses grupos prioritários, caso tenha necessidade de repescagem. “Depende da disponibilidade de doses remanescentes dos municípios”, informa trecho da nota.
Além disso, segundo a SES-GO, foi definido que os grupos prioritários são só os previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. Assim sendo, está proibido criar novos ou pula-los.
1ª dose acaba em Goiânia nesta segunda-feira (31)
Goiânia tem apenas 1,3 mil unidades de vacina contra o coronavírus destinadas para a primeira dose da vacinação, também chamada de D1. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esse estoque de D1 finaliza nesta segunda. As aplicações dessas doses, da Pfizer, serão por agendamento para pessoas com comorbidades e profissionais da Educação Infantil.
A vacinação do tipo AstraZeneca, para idosos acima de 76 anos, estará disponível por demanda espontânea em seis escolas, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e em dois locais no estilo drive-thru.
No último sábado (29), Goiânia vacinou 12,2 mil pessoas e chegou ao total de 607 mil pessoas que receberam pelo menos uma dose. Desse total, 210,7 mil já receberam as duas doses do imunizante, o que representa 13,9% da população. Outras 396,3 mil receberam a primeira dose, o que representa 26,1% dos habitantes da capital.
Em relação ao grupo de pessoas com comorbidades, 83,1 mil já tomaram a primeira dose. Segundo a SMS, 8 mil profissionais da Educação Infantil já receberam também uma dose da vacina.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Tempo limpo