O deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL), em participação na Câmara de Aparecida de Goiânia, disse que a mudança no nome da cidade, apesar do projeto, será definido por plebiscito. “No final não serão os políticos que decidirão se haverá a mudança, mas a própria sociedade aparecidense”, disse.
O projeto do parlamentar, segundo ele a pedido do ex-prefeito Maguito Vilela (MDB), muda o nome do município de Aparecida de Goiânia para somente Aparecida. Conforme a justificativa, o nome atual “não é consenso entre os moradores do município, visto que proporciona uma identificação com Goiânia, impedindo a cidade de Aparecida de ter sua própria identidade”. Além disso, para o parlamentar, “é imprescindível que, antes da aprovação desta matéria, seja realizado um plebiscito com a população, a fim de debaterem sobre a alteração em questão”.
Nesta visita à Casa de Leis do município, ele reforçou que a própria população decida se a cidade continuará com o nome relacionado à capital, ou se mudará para “Aparecida” e explicou que o plebiscito será realizado pela própria Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Ele garante que o resultado será respeitado, mesmo o ato não sendo obrigatório.
Vale citar, tanto o prefeito Vilmar Mariano (Patriota) quanto o ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) têm certa resistência. Eles justificam que o nome Aparecida já utilizado informalmente, e que a mudança pode acarretar custos nas mudanças. O assunto também dividiu a opinião de vereadores.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas