Sábado, 20 de Abril de 2024 02:19
(64) 99229-6034
Anúncio
Esportes Ambos invictos

Atlético-GO tem prova de fogo contra líder Fortaleza

Atlético-GO recebe o Fortaleza em partida que medirá forças de equipes em ascensão no cenário nacional

17/06/2021 12h49
Por: Santa Helena Agora Fonte: O Popular
Burno Corsino/ACG
Burno Corsino/ACG

Em momentos bons, de evolução e crescimentos econômico e administrativo, e de resultados positivos dentro de campo nos últimos jogos, Atlético-GO e Fortaleza colocam a condição de clubes emergentes à prova na noite desta quinta-feira (17), no Estádio Antônio Accioly, a partir das 19 horas. Ambos chegam à partida invictos, com 100% de aproveitamento, mas com a diferença de que a equipe nordestina fez um jogo a mais e soma 9 pontos, contra os 6 pontos conquistados pelo Dragão.

As diferenciações numéricas também chamam a atenção: o time cearense tinha, até o início da 4ª rodada, o ataque mais positivo (oito gols), enquanto a equipe goiana se destaca como uma das defesas menos vazadas, ainda sem sofrer gol. As duas agremiações também passaram com sobras pela 3ª fase da Copa do Brasil, eliminando adversários tradicionais: o Atlético-GO passou pelo Corinthians, ao passo que o Fortaleza deixou pelo caminho o maior rival, o Ceará.

Assim, os emergentes do Brasileirão apresentam estes dados numéricos como componentes da partida que disputarão. Mas, parte das estatísticas positivas podem ser colocadas na conta dos técnicos que comandam as equipes. Não que eles ganhem partidas, mas porque estão empregando conceitos que têm trazido bons resultados e mudado a forma das equipes atuarem. São treinadores jovens, ainda sem destaque na elite nacional, de escolas e estilos diferentes. De um lado, está o carioca Eduardo Barroca, de 39 anos e na segunda passagem pelo clube. Na outra parte, aparece o argentino Juan Pablo Vojvoda, de 46 anos, estreante no futebol brasileiro, no qual chegou no início de maio e conquistou o título do Campeonato Cearense.

Apegado ao estudo das situações de jogo, nas novidades, informações e dados sobre os adversários, Eduardo Barroca é do tipo que se entrega ao trabalho. Até por isso, decidiu morar no CT do Dragão, assim como da primeira atuação pelo clube, na Série B de 2019, na qual conquistou o acesso à Série A. “Quando estamos trabalhando em altíssimo nível, como é a Série A do Brasileiro, é preciso se preparar com plenitude, entrega total, dedicação plena ao clube. Já falei que, na outra passagem, até morei aqui, no clube, como está acontecendo agora”, frisou.

“É uma sequência grande de jogos, uma dedicação aos treinamentos, à recuperação dos jogadores, ao trabalho de vídeo, conhecimento individual dos jogadores. Então, no período em que não estou dormindo, estou 100% ao clube e entendo que, para trabalhar em alto nível, deve ser dessa forma. A preparação está muito baseada em cima de entrega e dedicação ao trabalho de forma plena”, ressaltou o técnico atleticano, que tem o zagueiro Éder, com desconforto muscular, como dúvida.

Pela segunda vez, Barroca medirá conhecimentos diante de um treinador argentino - na rodada passada, venceu o São Paulo (2 a 0), de Hernán Crespo, campeão do Paulistão e que não veio a Goiânia porque estava com problemas de saúde. Juan Pablo Vojvoda tem só dez jogos à frente do Fortaleza, mas o levou ao tri do Cearense, à dianteira da Série A e à classificação na Copa do Brasil.

Quando chegou ao clube, Vojvoda pediu para morar no Centro de Excelência do Fortaleza. Leva muito a sério a temporada de estreia no futebol brasileiro - dirigiu sete clubes antes e, ano passado (2020), conduziu a Unión La Calera ao vice-campeonato chileno e, consequentemente, à primeira participação na Libertadores.

“Sobre os treinadores estrangeiros, entendo que o empregador tem sempre a prerrogativa de fazer a sua escolha e arcar com as consequências da sua escolha, como tudo na vida. Então, acho que é um elemento positivo, aumenta a competição interna na nossa profissão, aumenta a cultura de formação, de jogo, a cultura de jogos coletivos”, analisa Eduardo Barroca. “Não discrimino nenhum profissional diante de onde nasceu ou algo nesse sentido. Respeito todos e entendo que essa competição é algo bom para todos nós.”

FICHA TÉCNICA

Local: Estádio Antônio Accioly (Goiânia-GO).
Horário: 19 horas.
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva (RS).
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS).
VAR: Mauricio Coelho Silva Penna (RS).

Atlético-GO: Fernando Miguel; Dudu, Nathan Silva, Éder (Oliveira), Ígor Cariús; Willian Maranhão, Marlon Freitas, João Paulo; Janderson, Zé Roberto, Natanael. Técnico: Eduardo Barroca

Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi; Yago Pikachu, Ederson, Matheus Vargas, Felipe, Luiz Henrique; David e Wellington Paulista. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.