Quinta, 21 de Novembro de 2024 13:26
(64) 99229-6034
Saúde Veja como doar

Hemocentro e hospitais de Goiás precisam de doação de sangue

Segundo a Hemorrede, unidades do estado estão com déficit de 20% nos estoques de bolsas

05/06/2021 15h48
Por: Santa Helena Agora Fonte: G1 Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Reprodução/TV Anhanguera

O Hemocentro e hospitais de Goiás estão precisando com urgência de doações de sangue de qualquer tipo para atender pacientes das unidades. Segundo a Hemorrede Pública, os estoques estão com um déficit de 20% em todo o estado, e a situação mais crítica é a do Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, que teve queda de 70% nas doações.

Ainda de acordo com a Hemorrede, o estoque ideal é de 2 mil bolsas de sangue por dia para atender as 216 unidades de saúde credenciadas. A direção do Hospital Araújo Jorge, especializado em atendimento a pacientes com câncer, informou que, por conta da falta de estoque, a unidade chegou a cogitar em suspender as cirurgias oncológicas.

Veja como doar:

Para evitar aglomerações, o doador pode agendar uma doação no site do Hemocentro ou no número 0800-642-0457. As unidades funcionam das 8h às 18h em Goiânia, Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.

Já no Hospital Araújo Jorge, o banco de sangue funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, na Rua 239, nº 181, Setor Leste Universitário. Não é necessário agendar.

Quem pode doar:

  • É necessário estar saudável;
  • Ter peso acima de 50 kg;
  • Apresentar documento com foto;
  • Ter idade entre 16 e 59 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessário autorização dos responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, pois fazem parte do grupo de risco da Covid-19.
  • Quem tomou a vacina da Covid é preciso esperar 48h após a Coronavac e sete dias após a aplicação das demais. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48h.
  • Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de espera é de 30 dias após o fim dos sintomas.

Segundo o Hemocentro, desde o início da pandemia os estoques não foram regularizados, e o tipo sanguíneo O negativo (doador universal) é o que as unidades hospitalares mais precisam. A doação de sangue pode ser usada em transfusões, cirurgia e em pacientes que estão em tratamento por conta de alguma doença.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.