Sábado, 23 de Novembro de 2024 10:52
(64) 99229-6034
Esportes Goiás sediará

Jogadores brasileiros discutem participação na Copa América

Segundo publicação do diário As, da Espanha, atletas já decidiram que não vão participar do torneio

04/06/2021 15h40
Por: Santa Helena Agora Fonte: O Popular
Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF

Há nove dias do início da Copa América, atletas da seleção brasileira que estão concentrados para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo informaram à CBF e à comissão técnica do Brasil, que não pretendem disputar o torneio de seleções sul-americanas. A informação foi publicada pelo jornal espanhol, As. 

A decisão, segundo o diário europeu, começou a ser debatida entre os atletas mais experientes do grupo após o grupo tomar conhecimento que a Copa América seria disputada no Brasil por meio de notícias da imprensa. A reação entre jogadores teria sido de indignação, por causa da situação da pandemia da Covid-19 no País.

Na última quarta-feira (2), antes da viagem da seleção brasileira para Porto Alegre, onde o Brasil enfrenta o Equador nesta sexta-feira (4), alguns jogadores se reuniram com o presidente da CBF, Rogério Caboclo, e a comissão técnica, na qual teriam questionado o dirigente da entidade sobre a possibilidade de não realização do torneio no País. 

O diário As ainda relata que a reunião teria sido tensa e o presidente Rogério Caboclo teria ameaçado demitir o coordenador de seleções, o ex-jogador Juninho Paulista, caso não controlasse o vestiário brasileiro.

Desde a confirmação de que a Argentina não seria sede da Copa América, o que estava previsto em conjunto com a Colômbia, o técnico Tite decidiu vetar entrevistas de atletas. Coletivas na seleção iriam ocorrer na segunda (31) e terça (1º), mas foram vetadas pelo treinador. Somente Tite falou à imprensa na quinta-feira (3) e explicou que os atletas vão se pronunciar após os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar.

"Temos uma opinião muito clara e fomos lealmente, numa sequência cronológica, eu e Juninho, externando ao presidente qual a nossa opinião. Depois, pedimos aos atletas para focarem apenas no jogo contra o Equador. Na sequência, solicitaram uma conversa direta ao presidente. Foi uma conversa muito clara, direta. A partir daí, a posição dos atletas também ficou clara. Temos uma posição, mas não vamos externar isso agora”, disse Tite em coletiva.

“Eles têm uma opinião, externaram ao presidente, e vão externá-la ao público em um momento oportuno. Inclusive, isso tem a ver com a ausência do nosso capitão, Casemiro, aqui nessa entrevista", salientou o treinador brasileiro.

O Brasil entra em campo nesta sexta-feira, contra Equador, no Beira Rio-RS, pela 7ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. A equipe ainda visita o Paraguai, na terça-feira (8), em compromisso válido pela 8ª rodada do classificatório. 

A disputa da Copa América tem recebido críticas desde o anúncio de que o Brasil receberá o torneio em 2021. Goiás é uma das quatro sedes, com Rio de Janeiro, Brasília e Cuiabá. O Ministério Público de Goiás recomendou ao governador Ronaldo Caiado (DEM) que o Estado não receba o torneio de seleções, o Conselho Estadual de Saúde de Goiás também se manifestou contrário à disputa da competição. 

Atletas de outras seleções, casos de Cuadrado (Colômbia) e Agüero (Argentino), também se pronunciaram em tom de preocupação com as decisões definidas pela Conmebol em relação à disputa da Copa América.

A Copa América está prevista para ter seu início no próximo dia 13 de junho, em Brasília. Goiânia possui previsão de receber sete partidas, a primeira no dia 14, um jogo da seleção brasileira contra Equador no dia 27, além de duas partidas das quartas de final.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.