Na Copa Sul-Americana, os melhores momentos do Atlético-GO foram longe de Goiânia, em outros países e estádios até então desconhecidos pelo clube. Obteve vitórias em Rancagua (Chile), sobre o Palestino (1 a 0), e em Assunção (Paraguai), diante do Libertad (2 a 1). A expectativa é de que, na noite desta terça-feira (25), o Dragão possa conquistar outro resultado expressivo fora, sobre o Newell ‘s Old Boys (Argentina). É o primeiro passo para busca a difícil classificação à próxima fase.
A partir das 19h15, no Estádio Marcelo Bielsa, na cidade de Rosário (Argentina), a equipe atleticana decide o futuro na competição em que ainda está invicta (duas vitórias e três empates), mas na 2ª posição (9 pontos) do Grupo F, atrás do Libertad (10 pontos) e à frente do adversário argentino (7 pontos).
Será a primeira vez que o Atlético-GO joga na Argentina e há previsão de frio de quatro graus no horário do jogo.
Além de ter buscar a vitória, o Dragão torce para que o líder da chave não vença, em Rancagua (Chile), o jogo diante do último colocado, o Palestino (1 ponto). Será a última rodada desta fase, em que só o 1º de cada grupo avança às oitavas de final. Se empatar, pode até avançar, mas precisa que o Libertad seja goleado pelo rival chileno.
O Newell’s Old Boys, conhecido como “Leprosos”, tem chances mais reduzidas de vaga. Precisa fazer boa diferença de gols sobre o Atlético-GO e secar a equipe paraguaia em território chileno, preferencialmente por derrota por boa margem de gols. Tudo isso porque, se houver empate na pontuação, o primeiro critério de desempate é o saldo de gols.
A equipe goiana não vai fugir ao padrão tático usado na Sul-Americana. Fará a chamada “marcação alta” dentro do campo adversário, valorizará a posse de bola e buscará as jogadas em velocidade, como nas melhores atuações até agora. O time terá novas opções, novidades e desfalques. O meia e camisa 10 João Paulo está suspenso. André Luís, Danilo Gomes e Matheus Oliveira são candidatos à vaga. Natanael, lateral recuperado de lesão muscular ocorrida no dia 6 de maio, está relacionado e deve ser titular, a como o volante Willian Maranhão, que cumpriu suspensão após expulsão contra o Palestino e também deve estar na formação principal. A outra opção é o atacante Arthur Gomes, baixa por causa de lesão.
Os 22 jogadores relacionados fizeram treino na tarde desta segunda-feira (24), em Rosário. “Temos um pacto, entre nós, de vencer a partida e terminar primeiro, de forma invicta, com 12 pontos. O que nós falamos, após o jogo com o Libertad (0 a 0) é que, independentemente do resultado do resultado do Libertad contra o Palestino, temos de fazer a nossa parte. Mesmo que o Libertad vença a partida dele, vamos terminar com uma campanha muito boa dentro de um grupo muito qualificado. A vitória nos traz a invencibilidade e, se não levarmos gol, só um (gol) sofrido em seis partidas”, destacou Eduardo Souza, sobre os números que poderão ser positivos, mas insuficientes para garantir a vaga.
Certamente, há um lamento interno entre os atleticanos por não dependerem só deles. O Dragão fez fogo quando foi visitante, mas ficou só na fumaça quando atuou no Estádio Antônio Accioly - repetiu o 0 a 0 três vezes em casa, começando pela estreia, quando parou na retranca armada pelo Newell ‘s Old Boys. A mais dolorosa das três igualdades foi contra a pior equipe do Grupo F, o Palestino - o empate de 0 a 0 em Goiânia é o único ponto conquistado pelo clube chileno.
A expectativa atleticana é que os “Leprosos” atuem abertos. O ex-goleiro e técnico Germán Burgos está ameaçado no cargo, após razoáveis resultados no início do trabalho. O Newell’s é lanterna no Grupo B da Copa da Liga de Futebol Profissional da Argentina e foi eliminado pelo Sarmiento na Copa da Argentina - os torneios estão paralisados por determinação do governo argentino por causa do aumento de casos de Covid-19 no País.
Germán Burgos inicia processo de reformulação, mas os resultados negativos não trazem a tranquilidade e o tempo necessários para que leve adiante a renovação. Na última partida, quinta (20), venceu em casa o Palestino, por 3 a 1 - gols de Castro, Sordo e Suárez (contra). O meia Maxi Rodríguez, de 40 anos, é o nome mais expressivo do clube, mas tem entrado apenas no decorrer das partidas.
SERVIÇO DO JOGO
NEWELL'S: Alan Aguerre; Leyanderker, Cristian Lema (Alexis Rodríguez) e Facundo Mansilla; Patricio Acevedo, Ramiro Sordo, Julián Fernández, Franco Negri e Juan Sforza; Nicolás Castro e Jonathan Cristaldo. Técnico: Germán Burgos
ATLÉTICO-GO: Fernando Miguel; Dudu, Nathan Silva, Éder e Natanael (Ígor Cariús); Willian Maranhão, Marlon Freitas e André Luís (Matheus Oliveira); Janderson, Zé Roberto e Danilo Gomes (Arthur Gomes). Técnico: Eduardo Souza
Local: Estádio Marcelo Bielsa (Rosário/Argentina)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Transmissão: Conmebol TV
Árbitro: Nicolas Gallo (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzmán (Colômbia) e John Leon (Colômbia)
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado