Sábado, 23 de Novembro de 2024 05:55
(64) 99229-6034
Saúde Vacina da Sinopharm

Caiado pede ao Ministério da Saúde que Iquego possa comprar e envasar vacina contra Covid-19 da China

Doses seriam destinadas ao Plano Nacional de Imunização

21/05/2021 15h37
Por: Santa Helena Agora Fonte: G1 Goiás
Paula Resende/G1
Paula Resende/G1

O governador Ronaldo Caiado (DEM) divulgou nesta sexta-feira (21) que pediu ao Ministério da Saúde que a Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) possa comprar e também envasar vacinas contra a Covid-19 da farmacêutica chinesa Sinopharm. As doses seriam destinadas ao Plano Nacional de Imunização e distribuídas para todos os estados do país.

A vacina já foi aprovada para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas ainda não há autorização no Brasil. Segundo o governador, a expectativa é que o imunizante chegue ao país no segundo semestre.

O G1 entrou em contato por email com o Ministério da Saúde e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para saber se há negociação para a compra e registro da vacina da Sinopharm e aguarda retorno.

“O governo [federal] tendo interesse em adquirir, o Ministério da Saúde não pode fazer a aquisição direta. Como tal, eu disse a ele [ministro Marcelo Queiroga] do interesse da Iquego, que poderá adquirir e repassar imediatamente ao Plano Nacional de Imunização”, disse.

O governador ainda falou sobre a possibilidade da produção do imunizante pela empresa estadual. Porém, Caiado ressaltou que essa etapa não seria algo feito de imediato e não deu mais detalhes de como seria esse processo. A Iquego voltou a funcionar em junho de 2020, após sete anos fechada. O foco foi a produção de álcool 70% líquido e em gel.

“Que não fique a imagem de que a Iquego se transformaria do dia para a noite em uma indústria capaz de envasar vacinas, mas, no correr do tempo, como é uma vacina que, infelizmente teremos que tomar todos os anos, que a Iquego também pudesse ser esse braço do Ministério da Saúde para fazer envasamento de vacinas e, amanhã, também em toda fase de pesquisa”, explicou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.