No Dia Internacional da Enfermagem, Goiás perde mais uma profissional da saúde por causa da Covid-19. Maria José Gabriel Sepulvida, de 57 anos, era enfermeira-chefe do Hospital Municipal de Itauçu e faleceu no início da tarde desta quarta-feira (12) em São Luís de Montes Belos, no oeste do estado.
A morte de Maria José causou comoção na cidade. Na tarde desta quarta-feira, profissionais da unidade de saúde em que ela trabalhava colocaram faixas pretas nas paredes do hospital. Eles organizaram para esta noite uma carreata por toda a cidade. Ao fim do percurso, balões brancos também serão soltos para demonstrar o carinho pela servidora.
O médico e diretor da unidade de saúde que Maria atuava, Breno Leite, conta que ela trabalhou no hospital por décadas, conhecia praticamente toda a cidade e estava na linha de frente desde o início da pandemia. Ele disse que a colega foi técnica em enfermagem por 40 anos e havia concluído a faculdade de enfermagem há um ano e meio.
“Era uma pessoa muito disposta. Quando algum paciente internado recebia alta, ela ficava feliz, vibrava e organizava as despedidas para os curados da Covid”, relatou o diretor.
Segundo o médico, Maria chegou a tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19, mas tinha comorbidades, como diabetes e hipertensão, o que acabou agravando o caso e fez com que ela tivesse de ser transferida para um hospital em São Luiz de Montes Belos, onde ficou internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 12 dias.
“Ela era aquela profissional verdadeira, raiz, que morreu fazendo aquilo que amava. Ela é o exemplo de profissional que ama tanto a profissão que enfrentou todos os riscos e acabou falecendo por enfrentar todos os riscos. Ela não quis se afastar, ela quis acolher e assistir”, ressaltou o colega.
Filha de Maria José, Priscila Gabriel Silva afirma que é um momento difícil. Emocionada, ela conta o quanto a mãe se dedicou à saúde dos moradores da cidade.
"Minha mãe foi uma guerreira que lutou de todas as formas! Tanto na linha de frente quanto nos dias em que esteve contaminada por essa terrível doença", lamentou a filha.
Em uma rede social, a Câmara Municipal de Itauçu prestou uma homenagem dizendo o quanto a profissional foi importante para o município:
"No dia Internacional da Enfermagem, o mundo se dobra para parabenizar a agradecer a estes heróis. São eles quem lidam de forma mais próxima com os pacientes, quem lhes dão banho e os ajudam em suas necessidades. Se existem anjos, são as enfermeiras e os enfermeiros! Escolhemos esta guerreira para homenagear, pois luta bravamente contra uma doença invisível que ela contraiu para proteger nossas famílias! Quantas pessoas ela, suas colegas e seus colegas salvaram não é possível sequer imaginar", diz a mensagem.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado