Goiás atingiu hoje a marca de 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas. O resultado é a soma das primeiras doses aplicadas – 75% do total – com as segundas doses. Ao todo, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) repassou mais de 1,46 milhão de doses para os municípios, mas nem todos registraram no sistema do Ministério da Saúde o total que foi realmente aplicado. Com isso, o número pode ser maior que 1.002.775 que consta no boletim epidemiológico da SES-GO desta quarta-feira (21).
No dia 7 de abril, após O POPULAR mostrar que o Estado aparecia em 18º no ranking nacional de vacinação contra a Covid-19, o governador Ronaldo Caiado (DEM) cobrou dos prefeitos que fizessem a atualização dos dados. No dia anterior, quando a reportagem foi feita, os municípios já haviam recebido 1,031 milhão de doses, mas aplicado apenas 624,7 mil conforme o banco de dados do Ministério da Saúde.
O governo estadual, entretanto, alegou na época que as prefeituras não estavam atualizando com celeridade o sistema, o que foi confirmado pelos prefeitos e secretários municipais de Saúde.
Desde então a média diária de doses aplicadas que entraram no sistema subiu de 15,9 mil nas duas semanas anteriores à bronca do governador para 22 mil no mesmo período após a reclamação.
Algumas prefeituras correram para agilizar o registro, como Goiânia, que comprou tablets para fazer a inserção dos dados em tempo real, e Anápolis e Itumbiara, que usam as redes sociais para divulgar que estão agora entre as prefeituras que melhor atualizaram o banco de dados.
O Estado recebeu do Ministério da Saúde 11 remessas de vacinas, totalizando 1.557.880 de doses, sendo 76,17% delas da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e o restante da AstraZeneca/Oxford. Cerca de 100 mil doses da Coronavac ainda estão na rede de frio da SES-GO, pois estão reservadas para a aplicação da segunda dose.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado