Na manhã desta terça-feira (21), a Polícia Civil iniciou a operação Alteisen, que tem como alvo lojas localizadas na região da Vila Canaã, em Goiânia, suspeitas de comercializarem peças de veículos roubados e furtados. A operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão e prendeu um lojista em flagrante por receptação qualificada. No entanto, a corporação estima que existam ao todo 30 pessoas envolvidas no crime tanto em Goiás, como também em núcleos no Rio de Janeiro e em São Paulo.
De acordo com o delegado Alexandre Neto, os crimes de furto e roubo de automóveis costumam acontecer, majoritariamente, em São Paulo e Rio de Janeiro, sob ordem de criminosos de Goiás. A partir disso, as peças são enviadas por meio de caminhões para Goiânia e, assim que recebidas, passam a ser distribuídas para diversas lojas situadas na Vila Canaã.
“Nós temos um núcleo dessa organização criminosa muito forte aqui em Goiás, que é responsável pela encomenda de furto e roubo de veículos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Esse núcleo de Goiás, inclusive, é responsável pelo transporte das peças. Ou seja, os caminhões que estão indo até SP e RJ buscar essas peças são deles. Eles não apenas adquirem os produtos desses crimes, como também participam ativamente da encomenda de furtos e roubos de veículos”, explicou.
Embora a polícia afirme ter representado ao Poder Judiciário cerca de 30 mandados contra os envolvidos nos crimes, nem todos foram deferidos.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado