O grupo farmacêutico Pfizer e seu sócio alemão BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (3) o início da primeira fase de testes de uma vacina de RNA mensageiro (RNAm) que combina a proteção contra a gripe e a Covid-19.
Uma vacina combinada a partir da tecnologia RNAm "poderia simplificar as práticas de vacinação contra estes dois agentes patógenos respiratórios, conduzindo potencialmente a uma cobertura melhor para as enfermidades", afirmou Annaliesa Anderson, diretora científica da Pfizer, em um comunicado.
As duas empresas informaram que a vacina combinada será testada em sua primeira fase em 180 voluntários de 18 a 64 anos, nos Estados Unidos, sendo que o primeiro participante vai receber a dose única do imunizante já nesta semana. O período de acompanhamento de cada participante será de um total de seis meses.
A vacina é baseada na tecnologia RNAm e contém cadeias de mRNA que codificam a proteína spike do tipo selvagem de Sars-CoV-2 e subvariantes Ômicron BA.4/BA.5, bem como cadeias de mRNA que codificam a hemaglutinina de quatro diferentes cepas de influenza.
A hemaglutinina é uma proteína de superfície do vírus influenza que desempenha um papel no início da infecção. O vírus influenza está sujeito a constantes mutações para escapar da resposta imune do hospedeiro, causando uma variação sazonal nas cepas circulantes.
“Mesmo com as vacinas contra a gripe sazonal existentes, a carga desse vírus é grave em todo o mundo e causa milhares de mortes e hospitalizações todos os anos", afirmou Annaliesa.
Pfizer e BioNTech desenvolveram uma das vacinas mais usadas no mundo para combater a pandemia de Covid-19.
Os grupos americanos Moderna e Novavax também anunciaram testes com vacinas combinadas contra a gripe e a Covid-19.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado