Praticamente três meses depois da primeira aplicação em Goiás, feita pelo próprio governador Ronaldo Caiado (DEM), o Estado ultrapassou os 10% da população com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Balanço do Ministério de Saúde (MS), disponível na plataforma da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), mostra que, até a tarde de sábado (17), 720,3 mil pessoas haviam recebido a dose inicial do imunizante. Dessas, 231,3 já tomaram a dose de reforço, fechando o ciclo.
O total de doses aplicadas (951,7 mil) corresponde a 82% de 1,15 milhão de doses distribuídas, conforme a SES-GO. De acordo com boletim divulgado também na tarde do sábado (17), o Estado recebeu, até agora, 1,55 milhão de doses – 1,18 da CoronaVac e 371,2 mil da Oxford/Astrazeneca. Portanto, há ainda aproximadamente 400 mil doses na rede de frio da secretaria, parte delas reservadas para a dose de reforço.
Os idosos compõem o maior público a receber a primeira dose até agora, com 526,4 mil em primeira dose – dessas, 138,6 mil completaram o ciclo, segundo o Ministério da Saúde. Já entre os 156,9 mil profissionais de saúde que receberam a primeira dose, 84,5 mil tomaram a dose de reforço.
Incluídos na lista de prioridades para vacinação pelo governo do Estado, os profissionais das forças de segurança já tiveram 9,8 mil integrantes com a dose inicial e 647 com as duas. Isso corresponde a cerca de 40% do efetivo da ativa, que gira em torno de 24 mil, entre policiais civis, militares e penais, bombeiros e outros.
No dia 6 de abril, O POPULAR mostrou que o atraso na notificação da vacinação por parte das prefeituras colocava o Estado em 18º do ranking nacional de imunização. Na época, o governador Ronaldo Caiado ameaçou os prefeitos de diminuir as doses enviadas, caso o sistema que controla a aplicação não fosse atualizado em tempo real.
Na época, a SES-GO calculava em torno de 40% o atraso. Desde então, a diferença entre as doses enviadas e as aplicadas diminuiu. Em ranking divulgado neste sábado pelo governo do Estado, os municípios mais eficientes na notificação são Catalão (100%), Rio Verde (99,9%), Anápolis (97,2%), Itumbiara (97%) e Trindade (96,5%). As piores são Águas Lindas (84,4%), Senador Canedo (83,9%), Aparecida de Goiânia (82%), Luziânia (80%) e Formosa (79,8%), de acordo com os dados do governo do Estado. Os municípios alegam situações diversas, como problemas com internet, falta de pessoal e distribuição desproporcional de doses.
A vacinação prossegue nesta segunda-feira (19) em todo o Estado. Em Goiânia, estão sendo vacinados idosos com idade a partir de 62 anos – além dos mais velhos que porventura não tenham tomado a segunda dose. Em Aparecida de Goiânia, estão sendo vacinados idosos com idade a partir de 61 anos.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado