A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) confirmou o retorno das sessões ordinárias para a próxima quinta-feira, 3, no horário regimental, às 15 horas. A volta do legislativo acontecerá com três semanas de atraso em decorrência das obras da nova sede do poder legislativo estadual, o Palácio Maguito Vilela, localizado no Park Lozandes, próximo ao Paço Municipal. As sessões foram confirmadas pelo presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB).
A sessão será a primeira reunião deliberativa do quarto período da 19ª Legislatura e, na prática, abrirá os trabalhos legislativos de 2022. Regimentalmente, a abertura se daria no dia 15 de fevereiro, mas neste ano, o calendário de retomada das sessões foi alterado em virtude do atraso na entrega da obra da nova sede por parte da empresa responsável, a construtora JL. A sessão do dia 3 obedecerá aos ritos das sessões ordinárias, com a leitura de um trecho bíblico, leitura da ata da sessão anterior, apresentação de matérias, Pequeno Expediente e Grande Expediente, além da Ordem do Dia.
A primeira sessão na nova sede terá formato híbrido, mas há previsão de que seja uma sessão com a presença dos 41 parlamentares, que terão contato com a nova sede e também do próprio público, que terá acesso às novas galerias da Casa, que terão capacidade de até 200 pessoas. Com sessões híbridas desde setembro de 2020, a Alego foi o primeiro parlamento estadual e a segunda Casa Legislativa do País a se adaptar ao novo formato. Há uma expectativa de que a maioria dos parlamentares estejam presentes nessa sessão do dia 3, por se tratar da primeira sessão na nova sede e também por ser a primeira sessão ordinária do ano de 2022.
Segundo o pessebista, a inauguração da nova sede representa um “marco histórico para o parlamento estadual”, por se tratar da inauguração de uma nova estrutura, de um novo prédio, que será entregue com alto padrão de sustentabilidade e de tecnologia. Isso vai propiciar o fim do uso do papel.
“Tudo pensado para otimizar os processos de gestão e segurança da informação, aprimorar o atendimento à população e, ao mesmo tempo, reduzir custos e gerar economia. Investimentos necessários e que trarão excelentes resultados para o Legislativo goiano”, ressaltou Lissauer Vieira. A previsão do assessor adjunto da presidência, Rubens Sardinha, que é conhecido como o “42º deputado com Casa”, é de que todos os 41 parlamentares estejam presentes, para conhecer a nova sede.
“Acredito que nessa sessão todos os deputados vão para conhecer o plenário, conhecer os gabinetes. Nesse dia, o presidente vai submeter à votação dos deputados a decisão sobre o formato das próximas sessões”, explica o assessor adjunto. Sardinha considera que, em função das restrições fitossanitárias decorrentes da pandemia do novo Coronavírus, é possível que continue a ser admitida a participação remota dos parlamentares.
Fonte: Jornal Opção
Mín. 16° Máx. 23°
Mín. 15° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado