Terça, 16 de Abril de 2024 09:59
(64) 99229-6034
Anúncio
Mundo Nova York

Tempestade tropical Ida deixa 8 mortos em Nova York e Nova Jersey

ONU projeta que fenômeno possa ser o evento climático mais caro da história

02/09/2021 08h46
Por: Cristiano Souza Fonte: Mais Goiás
Tempestade tropical Ida deixa 8 mortos em Nova York e Nova Jersey (Foto: reprodução - Twitter)
Tempestade tropical Ida deixa 8 mortos em Nova York e Nova Jersey (Foto: reprodução - Twitter)

Os estados de Nova York e Nova Jersey declararam estado de emergência na noite desta quarta-feira (1º) após os impactos da tempestade tropical Ida, que avança sobre o território americano desde o fim de semana, deixarem ao menos oito mortos. O fenômeno é um dos maiores eventos climáticos extremos observados nos EUA nas últimas décadas.

Sete das vítimas, que tinham de 2 a 66 anos, moravam em Nova York e morreram em meio a inundações causadas pelas fortes chuvas, de acordo com o Departamento de Polícia. A oitava morte foi confirmada na cidade de Passaic, em Nova Jersey, também após uma enchente.

O prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, descreveu as enchentes e o clima observado na quarta como um “evento climático histórico” após o Serviço Meteorológico Nacional emitir um alerta de inundação repentina na cidade pela primeira vez.

Na quarta, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), braço das Nações Unidas para questões do clima, disse que o furacão Ida pode ser o desastre climático mais caro da história, superando mesmo o furacão Katrina, que há 16 anos deixou cerca de 1.800 mortos. A afirmação ocorreu pouco após a OMM lançar um relatório global demonstrando que a ocorrência de eventos climáticos extremos, como o Ida, aumentou cinco vezes nas últimas cinco décadas.

Antes de chegar a Nova York, o Ida já havia avançado sobre o estado de Louisiana no início da semana, onde deixou cinco mortos e destruiu o sistema elétrico estatal. Até o momento, a maior parte das casas e empresas do estado está sem energia elétrica.

 

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.