Sexta, 19 de Abril de 2024 00:15
(64) 99229-6034
Anúncio
Saúde Goiânia

Uso obrigatório de máscara tem que continuar, diz superintendente da Saúde de Goiânia

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga vê possibilidade de que até o fim do ano seja retirado o uso obrigatório de máscaras

13/08/2021 08h34
Por: Cristiano Souza Fonte: Mais Goiás
"Só a vacinação não é suficiente", diz superintendente sobre retirar obrigatoriedade de máscaras em Goiânia (Foto: reprodução/internet)

Yves Mauro Ternes, um dos principais nomes da prefeitura de Goiânia na linha de frente do combate à Covid-19, diz que está cedo para suspender o uso obrigatório de máscaras no Brasil – como especulou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Yves afirma que é preciso analisar fatores como taxa de transmissão, de ocupação hospitalar, além da positividade dos pacientes com Covid-19.

“Essa declaração do ministro foi em cima da possibilidade de vacinar toda população até o final do ano. Existe expectativa em Goiás de vacinar a população acima de 18 anos até o final de setembro e consequentemente até o final do ano vacinaríamos com a segunda dose praticamente toda a população. Porém, temos observado que, mesmo com a vacinação, alguns indicadores tem mantido uma alta taxa de transmissão do vírus”, afirma em entrevista ao Mais Goiás.

“Por isso que a vacinação é um ponto importante, mas há também a taxa de transmissão, ocupação hospitalar, a positividade dos pacientes. São vários fatores. Talvez seja o caso de discutir a não obrigatoriedade de uso de máscara em determinados ambientes. Somente com a vacinação não é suficiente tomar essa medida”, reforça o superintendente.

Superintendente da Saúde em Goiânia diz que discurso causa confusão

De acordo com Yves Mauro, o discurso seria para amenizar a própria situação atual, o que pode ter consequências negativas.

“Isso tem que ser visto com cautela até porque ele não pode ser analisado de uma maneira única apenas avaliando a vacinação da população”, disse.

Uso obrigatório de máscara é lei em Goiânia

No fim do ano passado, o uso de máscaras de proteção facial em Goiânia, recomendado por especialistas médicos desde o início da pandemia, se tornou obrigatório por Lei. Com isso, quem é flagrado fora de sua residência, incluindo transporte coletivo, por aplicativo e táxis,  sem o equipamento deverá ser multado em R$ 110.

 

A multa, de acordo com o texto é vinculada ao Cadastro de Pessoa Física (CPF).  A lei determina ainda que estabelecimentos comerciais devem barrar a entrada de pessoas sem o uso da máscara de proteção facial. O descumprimento deverá acarretar em notificação de advertência, multa no valor de R$ 1.045, em caso de reincidência, e cassação do alvará de funcionamento na terceira infração consecutiva.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.