Sexta, 22 de Novembro de 2024 12:11
(64) 99229-6034
Saúde Consórcio

Governo de Goiás manifesta interesse em comprar vacinas contra Covid-19

Intenção é adquirir doses suficientes para imunizar 1 milhão de pessoas

07/06/2021 20h33 Atualizada há 3 anos
Por: Santa Helena Agora Fonte: O Popular
Reprodução
Reprodução

O Governo de Goiás confirmou nesta segunda-feira (7) ao POPULAR interesse em participar da aquisição de vacinas contra a Covid-19, como Sputnik V, imunizante russo, e a Covaxin, da Índia. Ao todo, o Estado informou ter a necessidade de adquirir doses suficientes para vacinar cerca de 1 milhão pessoas nos municípios goianos, “antecipando a vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.”

Na última sexta-feira (4), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou ao Consórcio do Nordeste aplicação da Sputnik V na Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí com restrição a 1% da população de cada um dos Estados apenas para adultos considerados saudáveis.

E hoje o Consórcio Brasil Central, que tem o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins e Rondônia como membros, pediu que a importação emergencial seja estendida ao grupo. A informação foi confirmada pelo vice-governador do DF, Paco Britto, que é secretário-executivo do consórcio, pelas redes sociais. Segundo ele, uma reunião está marcada com a Agência nesta terça-feira (8).

“O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) ingressou com um pedido para que a Anvisa estenda a decisão que autorizou o consórcio dos governadores do Nordeste a importar e aplicar, de forma excepcional e com regras rígidas, as vacinas Sputnik V e Covaxin. É importante, porque nós protocolamos o pedido hoje pela manhã e, amanhã, às 10h, estaremos reunidos para tratar sobre os próximos passos para aquisição excepcional de vacinas”.

Já sobre a Covaxin, a Agência autorizou a quantidade de 4 milhões de doses, que só podem ser utilizadas seguindo as condições específicas e controladas sob a responsabilidade do Ministério da Saúde.

Ao POPULAR, em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) relatou que “toda a negociação junto aos interlocutores russos estão sendo feitas seguindo as orientações da Anvisa, conforme orientação recente da agência reguladora.”

No último sábado (5), o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, participou de reunião virtual com outros secretários e governadores do Consórcio Nordeste e do Consórcio da Amazônia Legal. 

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), publicou nas redes sociais uma foto da videoconferência e informou que o grupo marcará uma agenda com o Fundo Soberano russo para tratar dos próximos passos da importação. “Somente com a vacinação em massa conseguiremos superar esse momento difícil de pandemia.”

Lei aprovada

Vale lembrar que a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou ainda em fevereiro o projeto de lei (PL) nº 4008/21, de autoria da Governadoria, que autoriza a abertura ao Fundo Estadual de Saúde (FES) de crédito extraordinário no valor de R$ 60 milhões, montante direcionado para despesas com aquisição das vacinas contra a Covid-19 para a imunização mais rápida no Estado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.