Sexta, 22 de Novembro de 2024 21:47
(64) 99229-6034
Saúde Pandemia

Cidades goianas podem suspender ponto facultativo

Municípios ainda discutem sobre endurecimento das regras de enfrentamento à pandemia durante o fim de semana prolongado

01/06/2021 21h22
Por: Santa Helena Agora Fonte: O Popular
Divulgação/Prefeitura de Pirenópolis
Divulgação/Prefeitura de Pirenópolis

Cidades goianas ainda planejam como deverão receber turistas neste feriado prolongado. Prefeitos têm em acordo que as atuais regras de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Sars-CoV-2) continuarão valendo, mas não descartam endurecer ainda mais as restrições. O governador Ronaldo Caiado (DEM) informou que poderá, inclusive, suspender o ponto facultativo de sexta-feira (4) para evitar aglomerações nas cidades turísticas.

A previsão é que o ponto facultativo de sexta seja assunto de discussão entre os prefeitos de cidades turísticas e representantes do governo. A preocupação é de possíveis aglomerações. Secretário de Saúde, Ismael Alexandrino admitiu a revisão do decreto. A preocupação é com o aumento dos casos de Covid-19 no Estado e da taxa de ocupação dos leitos destinados aos pacientes com a doença.

O prefeito de Alto Paraíso, Marcus Adilson Rinco (DEM), decide até amanhã se outras regras além das que já estão em vigor serão tomadas. “O fato de as pessoas estarem há mais de um ano sem sair de casa junto com a flexibilização fez aumentar demais a procura, mas a gente tem de colocar alguma regra para evitar aglomerações, afinal a pandemia ainda está aí. Precisamos cuidar para evitar que isso saia do controle.”

Em Pirenópolis já existe regra para toque de recolher da meia noite às 5 horas, funcionamento de bares e restaurantes até às 23 horas e capacidade de atendimento limitada a 50%. Outra medida que é o controle de acesso nas entradas da cidade, exigindo a apresentação de voucher de reserva (de hospedagem ou de atrativos naturais), aferindo temperatura de todos no carro e orientando sobre a postura que deverão adotar na cidade.

Em Rio Quente a decisão é de manter o atendimento ao visitante até o limite de 75% da capacidade. A prefeita Ana Paula Lima Oliveira (Solidariedade) informou que existem apenas sete casos de pessoas com Covid-19 em monitoramento e não vê necessidade de manter regras mais rígidas. “Mas não estamos tolerando aglomerações, nem festas clandestinas. Temos uma parceria com a Polícia Militar para coibir ações fora das regras atuais de enfrentamento ao vírus.”

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.