Uma semana após o governador Ronaldo Caiado (DEM) cobrar de prefeitos maior rigor com registro de vacinados contra a Covid-19, os números da imunização no Estado evoluíram pouco internamente na proporção de vacinas distribuídas e aplicadas. Apesar disso, pelos dados do Ministério da Saúde (MS), o Estado passou de 18º para 13º em número de aplicações da primeira dose proporcionalmente à população.
Em reunião na última quinta-feira (8), Caiado disse para representantes dos 246 municípios goianos que é necessário mais atenção aos procedimentos de registro. Os dados da segunda-feira (6) mostravam que de 1 milhão de doses distribuídas para a primeira etapa de imunização, mais de 30% não tinham registro de aplicação. O número colocava o Estado como o 18º entre as 27 unidades federativas na proporção de vacinas aplicadas pelo número de habitantes, constando que 6,97% dos goianos haviam se vacinado na primeira etapa.
Os Estados recebem quantidade de doses de vacinas calculadas proporcionalmente ao tamanho do público-alvo prioritário. Se um Estado tem mais idosos e profissionais da saúde do que outro, ele vai obter proporcionalmente mais unidades de vacinas. Apesar disso, as possíveis distorções são pequenas e a quantidade distribuída segue a proporção média populacional.
“Que a vacina aplicada seja registrada e dada baixa, para que o sistema do Ministério da Saúde seja informado. Quando isso não é feito, o seu município vai estar catalogado como estoque e, como tal, você não recebe a próxima remessa”, disse o governador aos representantes municipais.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino, a defasagem nas informações estaria causando a distorção, prevendo que o número real estaria em 11% já na semana passada. Os dados informados nesta segunda-feira (12) mostram aumento que ainda está distante do previsto pelo secretário, chegando a 8,77% de goianos imunizados com a primeira dose. Mesmo assim, pelos números do MS, Goiás subiu cinco posições entre os Estados, passando a figurar como o 13º que mais vacinou a população com a primeira dose levando em consideração o número de habitantes.
“Esta melhora se deve ao engajamento de secretários municipais que de sexta para cá alguns até fizeram força-tarefa preenchendo fichas. Entenderam a importância disso, para trazer a realidade do momento que estamos vivendo”, considera Ismael ao comemorar a melhor posição.
Os Estados que mais aplicaram primeiras doses de vacinas na proporção por habitantes são Rio Grande do Sul, Paraíba e Espírito Santo com porcentagens que vão de 11% a 15,5%. O cenário muda quando os dados são do consórcio de veículos de imprensa que também acompanham a vacinação. Pelos dados apurados pelos veículos, Mato Grosso do Sul, Bahia acompanham Rio Grande do Sul na liderança do ranking de mais vacinados com a primeira dose.
Quando o ranking é o dos veículos de imprensa, Goiás desce comparado com a semana anterior. No dia 6, o Estado figurava como o 18º e caiu para 21º, com 8,6% de vacinados com a primeira dose. Para Alexandrino, a tendência é de melhora nos números. “Esta semana muitos municípios vão seguir fazendo essa força-tarefa”, diz ao informar que só em Goiânia a estimativa é de que 40 mil vacinas estejam sem registro, o que deve ser resolvido até o fim desta semana, segundo o secretário.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado