Sábado, 23 de Novembro de 2024 02:30
(64) 99229-6034
Saúde 100% em São Luís

Ocupação de leitos de UTI em Goiás cresce na última semana e chega a 86%

Número é 10% maior do que o registrado há oito dias, quando os leitos ocupados atingiram 76%

26/05/2021 08h16
Por: Santa Helena Agora Fonte: G1 Goiás
Mário Oliveira/SEMCOM
Mário Oliveira/SEMCOM

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 cresceu na última semana em Goiás e atingiu 86% na segunda-feira (24), segundo o governo estadual. Esse número é 10% maior do que o registrado há oito dias, quando os leitos em uso estavam em 76%. Para especialistas em saúde, o aumento no número de internações é reflexo da flexibilização das medidas de distanciamento social.

“Não é hora para aglomeração. A gente não tem vacina para todo mundo. Se a gente não tem uma cobertura vacinal, a gente não pode liberar tudo. Precisamos ter restrição. Ainda é um momento de atenção”, afirmou o médico infectologista, Marcelo Daher.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a taxa média de ocupação de UTI nesta terça-feira (24) é um pouco menor, mas continua alta, com 82% de leitos em uso, percentual registrado às 11h59.

Durante a tarde, o sistema onde informa os dados de internações em hospital públicos e privados de Goiás ficou fora do ar. Segundo a pasta, o motivo é uma manutenção na plataforma, que só deve ser finalizada após às 22h.

Em três hospitais de campanha do estado a situação é ainda pior, conforme os dados atualizados até segunda-feira. No HCamp de São Luís de Montes Belos, na região oeste de Goiás, 100% dos leitos estavam ocupados. Já na unidade da capital, a taxa de ocupação atingiu 98%, pouco maior que o registrado no HCamp de Formosa, no entorno do Distrito Federal, que chegou a 95% de lotação.

Desrespeito às medidas sanitárias

O aumento das internações nos hospitais é acompanhado do desrespeito às medidas de isolamento social. No último fim de semana, por exemplo, a Rua do Lazer, em Pirenópolis, uma das principais cidades turísticas do estado, ficou lotada.

Também durante o fim de semana, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, multou 186 pessoas pelo não uso de máscara de proteção facial. Os autuados tiveram de pagar R$ 111, cada um, pelo descumprimento da regra.

Outro caso de aglomeração que chamou atenção foi em Formosa, onde o HCamp atingiu 95% de ocupação dos leitos de UTI. Durante o fim de semana, uma chácara do município foi interditada e o dono do local teve de pagar uma multa de R$ 10 mil por promover uma festa clandestina com som automotivo e aglomeração.

Casos de coronavírus

Goiás registrou, até esta terça-feira (25), 598.949 moradores infectados e 16.659 mortes, segundo o boletim do governo estadual. Em 24h, foram contaminadas 2.164 pessoas e 48 morreram em decorrência do vírus, segundo o boletim do governo estadual.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.