
Jonas Lencine, 22 anos, e João Gabriel, 19 anos, são alunos do 3º semestre do curso de Engenharia de Produção da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e, em parceria com a EPR (Empresa Júnior de Engenharia de Produção), lançaram em abril deste ano uma ferramenta de gerenciamento de dados para simplificar e oferecer agilidade no atendimento aos pacientes nos postos de saúde durante a vacinação contra covid-19.
Segundo Jonas, a ferramenta, ainda sem nome, foi desenvolvida usando um simples programa de Excel. A ideia do projeto surgiu com a percepção da necessidade que as equipes das UBS (Unidade Básica de Saúde) de Porto Alegre têm em conseguir identificar os pacientes que não tomaram a 2ª dose da vacina contra a covid-19. "Era nítido a dificuldade que existia naquele local para gerenciar os cadastros", conta o estudante.
Jonas também observou que o responsável por inserir os dados no sistema do centro de saúde perdia muito tempo realizando um serviço nada prático, operacional e repetitivo.
"A ferramenta foi criada com uma linguagem de programação à serviço do usuário", explica. "Houve uma automatização dentro das planilhas e tabelas, o que permite maior controle e edição no gerenciamento de todos os usuários” conta João Gabriel, aluno da UFRGS.
Ainda de acordo com João, por meio da ferramenta será possível realizar o acompanhamento personalizado de cada paciente. "Os cadastros poderão ser atualizados de acordo com a demanda de cada centro de saúde, seguindo um padrão visual pré-estabelecido que irá variar de acordo com a situação de cada paciente", explica. "Isso permitirá um controle maior das informações disponíveis, agilidade no atendimento e ajudará, inclusive, no aumento do número vacinados, já que a ferramenta contará com os dados do histórico de cada pessoa."
No momento, a ferramenta está sendo usada apenas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mas os estudantes acreditam que poderá ser utilizada por agentes de saúde de todo o país.
Educação Governo pagará bônus por resultado a todos os servidores da Educação em Goiás
Educação Educação: 71% das instituições federais atingem o máximo de qualidade
Alego Projeto que obriga instalação de botão antipânico nas escolas de Goiás avança na Alego
Educação Goiás prepara escolas para itinerários do Novo Ensino Médio
Educação Laboratórios Include abrem 450 vagas para novos alunos em Goiás
Ronaldo Caiado Repasse garantido para 5 mil novos estudantes do Probem 
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 31°
Chuva



