Domingo, 19 de Maio de 2024 00:01
(64) 99229-6034
Anúncio
Educação Game da leitura

Estudantes da rede estadual de Goiás vão contar com 'jogo' que incentiva a leitura de obras clássicas, diz governo

Previsão é que o projeto seja aplicado a estudantes do 1º ano do ensino médio em 30 escolas, a partir de maio

28/04/2021 16h04
Por: Santa Helena Agora Fonte: G1 Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Reprodução/TV Anhanguera

Cerca de 1,2 mil alunos do 1º ano do ensino médio de escolas da rede estadual de Goiás devem contar com o projeto "Leitura Todo Dia - Clássicos do Pensamento", um tipo de “jogo” desenvolvido para estimular a leitura dos alunos de forma dinâmica e participativa. As aulas vão contar com vídeos e games.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Geral da Governadoria (SGG) em parceria com a Secretaria de Educação de Goiás (Seduc) e deve ser implantado em 30 escolas.

“Estamos tentando ligar esses dois mundos: o analógico do livro escrito com esse mundo mais moderno que o jovem está mais familiarizado, o mundo digital dos vídeos, das redes sociais, do videogame”, afirmou o titular da SGG e idealizador da proposta, Adriano da Rocha Lima.

De acordo com a superintendente do ensino médio em Goiás, Osvany da Costa, a previsão é de que o projeto entre em ação na primeira quinzena de maio. Ele afirma que o governo estuda sobre uma possível premiação para alunos que tiverem melhor desempenho.

“Apresentamos o plano de mobilização dos estudantes, agora vamos mobilizar os professores para posteriormente iniciar o projeto”, afirmou.

As aulas na plataforma interativa devem incluir obras de filósofos como Platão e Homero, além de discussões sobre razão, conhecimento, ética, política, arte, religião, história e lógica.

Game da leitura

Diariamente, trechos das obras serão lidos, debatidos e terão a sua relação com os dias de hoje explicadas em vídeos de cerca de 5 minutos. De acordo com o projeto, a cada dois meses, um livro será discutido, e ao final de cada obra, os alunos vão participar de palestras com o professor Clóvis de Barros Filho, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

O que o aluno aprender de cada obra será medido por meio de uma plataforma gameficada, como um jogo, à medida em que o estudante avança na leitura, soma pontos na biblioteca virtual. Os pontos serão somados ao final de cada semestre.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.