
Cerca de 1,2 mil alunos do 1º ano do ensino médio de escolas da rede estadual de Goiás devem contar com o projeto "Leitura Todo Dia - Clássicos do Pensamento", um tipo de “jogo” desenvolvido para estimular a leitura dos alunos de forma dinâmica e participativa. As aulas vão contar com vídeos e games.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Geral da Governadoria (SGG) em parceria com a Secretaria de Educação de Goiás (Seduc) e deve ser implantado em 30 escolas.
“Estamos tentando ligar esses dois mundos: o analógico do livro escrito com esse mundo mais moderno que o jovem está mais familiarizado, o mundo digital dos vídeos, das redes sociais, do videogame”, afirmou o titular da SGG e idealizador da proposta, Adriano da Rocha Lima.
De acordo com a superintendente do ensino médio em Goiás, Osvany da Costa, a previsão é de que o projeto entre em ação na primeira quinzena de maio. Ele afirma que o governo estuda sobre uma possível premiação para alunos que tiverem melhor desempenho.
“Apresentamos o plano de mobilização dos estudantes, agora vamos mobilizar os professores para posteriormente iniciar o projeto”, afirmou.
As aulas na plataforma interativa devem incluir obras de filósofos como Platão e Homero, além de discussões sobre razão, conhecimento, ética, política, arte, religião, história e lógica.
Game da leitura
Diariamente, trechos das obras serão lidos, debatidos e terão a sua relação com os dias de hoje explicadas em vídeos de cerca de 5 minutos. De acordo com o projeto, a cada dois meses, um livro será discutido, e ao final de cada obra, os alunos vão participar de palestras com o professor Clóvis de Barros Filho, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).
O que o aluno aprender de cada obra será medido por meio de uma plataforma gameficada, como um jogo, à medida em que o estudante avança na leitura, soma pontos na biblioteca virtual. Os pontos serão somados ao final de cada semestre.
Educação Governo pagará bônus por resultado a todos os servidores da Educação em Goiás
Educação Educação: 71% das instituições federais atingem o máximo de qualidade
Alego Projeto que obriga instalação de botão antipânico nas escolas de Goiás avança na Alego
Educação Goiás prepara escolas para itinerários do Novo Ensino Médio
Educação Laboratórios Include abrem 450 vagas para novos alunos em Goiás
Ronaldo Caiado Repasse garantido para 5 mil novos estudantes do Probem 
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 31°
Chuva



