Mais uma edição da Operação Mata Atlântica foi concluída, em Goiás, na última sexta-feira (22). No total, foi aplicada cerca de R$ 400 mil em multas por mais de 60 hectares do bioma desmatados de forma ilegal em cinco municípios goianos.
De acordo com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), a operação foi deflagrada entre os dias 18 e 22 de setembro, nos municípios de Cachoeira Alta, Quirinópolis, Goiatuba, Buriti Alegre e Corumbaíba.
Em Goiás, a operação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e da Polícia Militar.
O órgão informou que tem o objetivo de combater o desmatamento e recuperar áreas degradadas de Mata Atlântica no país. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) está coordenando a fiscalização nos 17 Estados da Federação que têm esse ecossistema.
Segundo a operação, foram apreendidos equipamentos e ferramentas utilizadas para promover o desmatamento na região, como motosserras e madeira extraída ilegalmente. O resultado da operação está previsto para ser divulgado no dia 29 de setembro.
Vale destacar que os responsáveis pelos crimes ambientais devem responder nas esferas cível e criminal, além de estarem sujeitos às sanções administrativas relacionadas aos registros das propriedades rurais.
Desmatamento
Cerca de 3% do território de Goiás é coberto pelo bioma Mata Atlântica e tem a menor representação de remanescentes por ser um dos biomas mais desmatados ao longo da história do Brasil. No entanto, os estados de Minas Gerais, Bahia e Paraná são os que apresentam os maiores índices de desmatamento da história.
Conforme os dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, as florestas estão sendo destruídas para dar lugar a pastagens e culturas agrícolas. Além disso, a especulação imobiliária das grandes cidades e no litoral também é uma das principais causas do desmatamento.
Aragarças Suspeito de furto entra no Rio Araguaia para fugir da PM e desaparece
TRÁFICO DE DROGAS Três Pessoas São Presas Após Fuga e Apreensão de Maconha em Rio Verde
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ROMU Prende Homem Procurado por Agredir a Própria Mãe em Rio Verde
COMBATE AO TRÁFICO Polícia Civil deflagra operação contra grupo responsável pelo transporte de 86 kg de maconha em GO
CRIME EM URUTAÍ Mecânico de 59 anos é morto a facadas ao tentar separar briga de casal em Goiás
GOLPE DO CONSÓRCIO Polícia Civil prende homem suspeito de vender falsas cartas contempladas em Rio Verde e Mineiros Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 33°
ChuvaMín. 17° Máx. 23°
Chuva
Concursos e Emprego Concursos GO 2026: vagas abertas e previstas em Goiás
Bastidores da Política Combustíveis: Petrobras nega defasagem nos preços e reforça sua política de reajustes
Tecnologia e Games Jogos do PS Plus Essential de abril são revelados! Confira a lista completa
'Fui um babaca', diz Arthur sobre querer conhecer amigas de Viih Tube