O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta quinta-feira, dia 12, empenho dos órgãos de investigação para identificar e punir bolsonaristas radicais que invadiram e vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, em tentativa de golpe de Estado no domingo, 8. Lula sugeriu que os cidadãos devem reagir e filmar com celular agressões físicas ou verbais de bolsonaristas fanáticos. Ele disse que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro nos órgãos de segurança foram “coniventes”.
“Temos que colocar a cara deles nas redes, temos que pegar essa gente, essa gente tem que ser presa. Essa gente não tem o direito constitucional de ficar ofendendo e provocando as pessoas como se fossem donas do espaço e da verdade absoluta nesse País. Fiquei muito, muito raivoso com o que aconteceu”, cobrou Lula. “O que aconteceu foi um alerta muito grande, temos que ter mais cuidado. Ganhamos a eleição, derrotamos o Bolsonaro, mas o bolsonarismo está aí. O bolsonarismo fanático é uma coisa muito delicada, porque eles não respeitam ninguém, não respeitam idade, gênero, nada. Se dão o direito de ofender todo mundo que não pensa igual a eles.”
Lula disse que vai assistir às gravações de circuito interno das sedes dos Três Poderes. O Estadão apurou que ao menos no Planalto as imagens foram preservadas. Um indício citado por ele é que a porta principal do Planalto não foi violada, tampouco quebrada pelos radicais. Por causa disso, ministros defendem a investigação sobre militares responsáveis pela segurança e trocas na equipe do Gabinete de Segurança Institucional.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas