Quinta, 25 de Abril de 2024 06:29
(64) 99229-6034
Anúncio
Saúde Pandemia

OMS acredita que pandemia de Covid-19 'está longe de acabar'

O diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, alertou contra a ideia de que a variante Ômicron seja benigna

18/01/2022 15h56
Por: Cristiano Souza
OMS acredita que pandemia de Covid-19 'está longe de acabar'

A pandemia de Covid-19 "está longe de terminar", alertou nesta terça-feira (18) o diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), alertando contra a ideia de que a variante Ômicron seja benigna. 

"A Ômicron continua varrendo o planeta. (...) Não se enganem, a Ômicron causa hospitalizações e mortes, e mesmo os casos menos graves sobrecarregam as instituições de saúde", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus em entrevista coletiva em Genebra (Suíça).

"Esta pandemia está longe de terminar e dado o incrível crescimento da Ômicron em todo o mundo, é provável que surjam novas variantes", acrescentou.

Em 11 de janeiro, a EMA (Agência Europeia de Medicamentos) estimou que, embora a doença ainda esteja em fase de pandemia, a disseminação da variante Ômicron transformará a Covid-19 em uma doença endêmica com a qual a humanidade pode aprender a lidar. 

"À medida que a imunidade aumenta na população – e com a Ômicron, haverá muita imunidade natural além da vacinação – avançaremos rapidamente para um cenário mais próximo da endemicidade", disse Marco Cavaleri, chefe da estratégia de vacinas da EMA, com sede em Amsterdam.

Na Suíça, o ministro da Saúde, Alain Berset, também estimou na semana passada que a variante Ômicron poderia ser "o começo do fim" da pandemia.

Mas o chefe da OMS é muito mais cauteloso e mais uma vez ressaltou que a variante Ômicron não é benigna.

"Em alguns países, os casos de Covid parecem ter atingido o pico, dando esperança de que o pior desta última onda já passou, mas nenhum país está fora de perigo ainda", disse ele a repórteres.

O responsável expressou particular preocupação com o fato de muitos países terem baixas taxas de vacinação contra a Covid: "As pessoas correm mais risco de sofrer de formas graves da doença ou de morrer se não forem vacinadas".

A "Ômicron pode ser menos grave em média, mas a narrativa de que é uma doença leve é enganosa [e] prejudica a resposta geral e custa mais vidas", disse Tedros. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 04h07
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 26°

20° Sensação
3.6 km/h Vento
89% Umidade do ar
38% (0.24mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 19° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (27/04)

Mín. 20° Máx. 31°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio