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Polícia Goiânia

Justiça condena Uber a pagar R$ 7 mil a passageira após motorista cobrar a mais por corrida e mandar mensagem sexual, em Goiânia

Conforme a decisão, mulher afirmou que o homem pediu sexo oral a ela após pedir o serviço por app. Empresa diz que repudia ação e que conta do prestador de serviços foi desativada.

12/08/2021 09h55
Por: Cristiano Souza Fonte: G1
Parte da decisão contra motorista que cobrou a mais por corrida e mandou mensagem sexual à passageira, em Goiás — Foto: Reprodução/Decisão TJ-GO
Parte da decisão contra motorista que cobrou a mais por corrida e mandou mensagem sexual à passageira, em Goiás — Foto: Reprodução/Decisão TJ-GO

A Justiça de Goiás condenou a empresa de transporte por aplicativo Uber a pagar R$ 7 mil de indenização a uma passageira após o motorista cobrar a mais pelo valor da corrida e ter encaminhado mensagem sexual a ela, em Goiânia. A decisão cabe recurso.

O caso aconteceu em novembro de 2019. Conforme a decisão do juiz Leonys Lopes Campos da Silva, a mulher denunciou que após o motorista cobrar um valor a mais do que o determinado pelo aplicativo, mandou mensagem pedindo sexo oral à ela, o que configurou danos morais. Os valores da corrida e o cobrado pelo homem, não foram informados.

Segundo a sentença, a empresa tem a obrigação de responder pela ação do motorista, porém não teria apresentado nenhuma prova de que o prestador de serviço tratou a passageira com o devido respeito.

 

“Pelo contrário, em sua contestação, a parte requerida sequer contesta acerca do evento ocorrido, firmando sempre sua alegada ausência de responsabilidade quanto aos fatos narrado”, explicou o juiz.

 

Em nota ao G1, a Uber informou que repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater casos de assédio e violência. Informou ainda que o comportamento viola o código de conduta da empresa e que a conta do motorista foi desativada (nota na íntegra ao fim do texto).

 

Nota da Uber

A Uber repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos de assédio e violência. Este tipo de comportamento configura violação ao Código de Conduta da Comunidade Uber e a conta do motorista foi desativada da plataforma.

A Uber defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Desde 2018, a empresa tem um compromisso público para o enfrentamento da violência contra a mulher, materializado no investimento em projetos elaborados em parceria com entidades que são referência no assunto, que inclui campanhas contra o assédio, podcast para motoristas parceiros sobre violência contra a mulher, entre outras ações.

A plataforma também conta com um processo de detecção automática de linguagem imprópria nas mensagens que são enviadas no bate-papo do aplicativo – tanto nas viagens quanto no Uber Eats. Palavras que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa entram automaticamente em um processo de desativação permanente da conta original.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Trânsito na avenida 85 no Setor Marista, em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1

Trânsito na avenida 85 no Setor Marista, em Goiânia, Goiás — Foto: Vanessa Chaves/G1

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