
 Decreto do governador Ronaldo Caiado publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (13) definiu pela realização de eleições para a escolha do novo reitor e coordenadores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) que está sob intervenção desde 2019. Pela decisão, o pleito na instituição será realizado em junho e repetido a cada quatro anos. Na segunda-feira (12) a Associação de Docentes da UEG, a União Estadual de Estudantes (UEE) e o deputado estadual Antônio Gomide (PT) protocolaram ação na Justiça pedindo o fim do processo de intervenção.
A crise na gestão da UEG teve início após a renúncia de Haroldo Reimer, em abril de 2019, diante de supostas irregularidades no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Governo de Goiás interveio na instituição em setembro daquele ano após a renúncia do reitor Ivano Devilla, que ocupou o cargo em substituição a Reimer. Na época, o então titular da Secretária de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Adriano Rocha Lima afirmou que a instituição vinha sendo usada de forma política, com criação de cursos sem viabilidade e mantinha uma estrutura pesada, aumentando os custos. Desde então, teve início um processo de reestruturação. Os 41 campus foram transformados em oito e 33 unidades, sob protestos da comunidade acadêmica.
A insatisfação cresceu em dezembro de 2019 quando o Conselho Universitário (CSU) se reuniu para definir a data da eleição do novo reitor. No dia do encontro, o governador Ronaldo Caiado decretou a extensão da intervenção, dando ao Chefe do Executivo o poder de definir a data do pleito universitário. Representações dos docentes e de técnicos condenaram a medida alegando que ela fere a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes de Base e a autonomia da universidade.
Em janeiro de 2020, o governador Ronaldo Caiado criou, por decreto, um novo estatuto para a UEG, retirando a autonomia da instituição. Com o decreto publicado nesta segunda-feira, a comunidade universitária volta a decidir o seu destino.
 Educação  Governo pagará bônus por resultado a todos os servidores da Educação em Goiás 
 Educação Educação: 71% das instituições federais atingem o máximo de qualidade 
 Alego Projeto que obriga instalação de botão antipânico nas escolas de Goiás avança na Alego 
 Educação Goiás prepara escolas para itinerários do Novo Ensino Médio 
 Educação Laboratórios Include abrem 450 vagas para novos alunos em Goiás 
 Ronaldo Caiado Repasse garantido para 5 mil novos estudantes do Probem 
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 31°
ChuvaMín. 15° Máx. 21°
Chuvas esparsas



