Três mandados de prisão temporária foram cumpridos nesta quarta-feira (14), em Goiânia, pela Polícia Civil de Goiás contra suspeitos de aplicarem golpe contra um idoso de 74 anos, residente no Estado de São Paulo. Segundo as investigações, o prejuízo da vítima foi de R$ 144.700,00.
A associação criminosa atuava por meio da prática do chamado “golpe do novo número”. Nesse caso, de acordo com a polícia, os suspeitos se passaram pela filha do idoso por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, e pediram para que ela excluísse o “número antigo”. Na sequência, os supostos estelionatários alegaram que o limite do cartão havia excedido naquele dia, e solicitaram à vítima diversos depósitos em contas bancárias distintas.
Ainda de acordo com a polícia, como de praxe nesse golpe, os suspeitos utilizaram a fotografia da filha da vítima, que só percebeu tratar-se de um golpe bem mais tarde, após ter realizado diversas transferências bancárias. Após a descoberta do crime, foi autorizado o bloqueio de diversas contas bancárias no intuito de ressarcir ou pelo menos diminuir o prejuízo do idoso, segundo a polícia.
A Operação Senectus – em referência ao termo velhice, em latim -, foi deflagrada Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/DEIC) e segue investigando os aliciadores do esquema, bem como de outras pessoas que venderam/alugaram suas contas bancárias para os criminosos. As prisões foram realizadas em Goiânia, nos bairros Santa Genoveva e Brisa da Mata. Um dos presos tem 28 anos de idade e outros dois têm 32 anos.
Mín. 16° Máx. 23°
Mín. 15° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado