O site Santa Helena Agora, assim como toda a imprensa brasileira, segue prestando seu serviço de utilidade pública e atualizando a todos sobre o trabalho da polícia nas buscas ao Lázaro Barbosa. Durante a tarde de hoje (17), quatro fatos foram de importante relevância no caso e, com as informações do G1 Goiás, preparamos um resumo, que você acompanha abaixo:
Força Nacional vai reforçar buscas por Lázaro Barbosa em Cocalzinho de Goiás, diz secretário
A Força Nacional vai reforçar buscas por Lázaro Barbosa em Cocalzinho de Goiás, a partir desta quinta-feira (17), segundo o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda.
Composta por policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos dos estados e do Distrito Federal, a força atua na preservação da ordem pública, segurança das pessoas e patrimônio, além de calamidades.
"Recebemos de ontem para hoje [17] duas informações e estamos delimitando a área. Duas pessoas avistaram ele e as informações são muito boas. A Polícia Federal está aqui desde ontem a noite. O ministro Anderson Torres me ligou oferecendo 20 policiais da Força Nacional, que estão chegando para ajudar", explicou Rodney Miranda.
Em relação as estratégias de buscas adotadas até este momento, o secretário disse que nada vai mudar.
"Estamos chegando cada dia mais perto e vamos persistir", disse.
Secretário diz que fake news atrapalham buscas e que Lázaro é ‘perigoso, conhece a região e não vai se entregar'
O secretário disse também que fake news que circulam em redes sociais atrapalham o trabalho da força-tarefa que tenta prender Lázaro Barbosa. Ele explicou ainda os motivos de o fugitivo ainda não ter sido localizado.
“Ele é extremamente perigoso, não tem amor à vida, motivado a fazer maldade. Ele não vai se entregar, conhece a região como ninguém”, disse.
As buscas pelo suspeito completaram nove dias. Todas as informações recebidas são checadas pelas equipes. Muitas delas se mostraram falsas.
“A fake news é um problema, porque atrapalha as unidades de operação, que têm que checar e acaba deixando de atender mais rapidamente uma informação procedente”, disse.
Miranda falou que na manhã desta quinta-feira (17), dois moradores relataram ter visto Lázaro em chácaras no distrito de Girassol. Desde o início da manhã, helicópteros e equipes especiais da PM e Polícia Civil fizeram buscas nessas áreas.
"Lázaro tá seguindo um padrão, um padrão que nossa inteligência já identificou. Ele está cada dia mais desgastado e cometendo erros. E são nesses erros que vamos pegar ele. Cada aparição dele é um erro. Trocar tiro, ser visto de dia, tudo isso é um erro", explicou Miranda.
A força-tarefa com mais de 200 policiais iniciou buscas em nova área, pela manhã, a procura do suspeito.
Três helicópteros sobrevoam a região em busca do suspeito, que está fugindo da polícia há nove dias. Equipes especializadas das polícias Civil e Militar também estão por terra a procura de Lázaro.
A área onde ocorre a operação está dentro do perímetro de 10km delimitada pela polícia. A região abrange Cocalzinho de Goiás e os distritos de Edilândia e Girassol.
Não é possível delimitar o quanto dessa área já foi vasculhada, segundo a polícia, pois as equipes se espalham por vários pontos e retornam a locais já patrulhados caso haja novas suspeitas do foragido.
Policiais encontram colchão durante buscas
A Polícia Militar encontrou um colchão na tarde desta quinta-feira (15) durante as buscas pelo fugitivo. O objeto foi levado para o comando da força-tarefa instalado no distrito de Girassol.
O colchão enrolado e amarrado com uma corda chegou à base por volta das 15h50. A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP) ressaltou que o objeto encontrado tanto pode ser de Lázaro, como também de outro morador da região. O colchão deve passar por perícia.
Tiroteio é registrado em mata
Ainda, na tarde de hoje (17), um tiroteio foi registrado na região onde acontecem as buscas por Lázaro Barbosa. Por volta das 17h10, a força-tarefa iniciou uma movimentação, por terra e em helicópteros. Moradores de Cocalzinho de Goiás relataram ter ouvido mais de 50 disparos.
Um morador mandou uma mensagem para a noiva contando sobre 'muito tiro' na região.
“Muito tiro para o rumo do mato. Acho que pegaram ele. As viaturas todas descendo”, disse Marcos Douglas.
Policiais e bombeiros ouvidos pelo G1 informaram que ninguém ficou ferido.
A polícia informou à TV Anhanguera que a troca de tiros aconteceu no Residencial Itamar 3. Conforme a corporação, durante o cerco para tentar capturar Lázaro.
O secretário de segurança pública, Rodney Miranda, acompanha a operação e deixou a base de apoio assim que chegaram os relatos de tiroteio. Até as 18h30 não havia informação se o suspeito foi capturado.
A mulher relatou que o noivo estava trabalhando quando ouviu o tiroteio.
"Meu noivo foi fazer uma entrega a uma cliente e ouviu muito tiro. Depois ele viu um helicóptero dando rasante", disse Suzana Cortes.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado