O dono de um sítio, de 42 anos, foi preso em flagrante suspeito de tráfico de drogas na propriedade que é usada para prática do ritual de Santo Daime, em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado.
Segundo a Polícia Civil, no local foram apreendidas milhares de sementes de maconha, cerca de 900 gramas da droga, mudas da planta- do tipo skank - em diferentes estágios de crescimento, além de plantas e garrafas com o chá da ayahuasca- conhecido por possuir efeitos alucinógenos e utilizado nos rituais do Santo Daime.
Por não ter a identidade divulgada, o G1 não conseguiu localizar a defesa do suspeito.
O caso ocorreu na segunda-feira (14). De acordo com a delegada Bárbara Buttini, o homem assumiu a propriedade das plantas e o local é tradicionalmente conhecido na cidade por realizar os rituais.
“Foi feito um ritual no dia anterior. Eram milhares de sementes, porções da droga já seca. Fizemos uma investigação de fontes abertas pela suspeita do local. O Conad (Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas) libera o uso da planta do Daime para rituais estritamente religiosos, mas o plantio é ilegal”, explicou a delegada.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o homem seguia preso até a manhã desta terça-feira (15). Ele deve responder por tráfico de drogas e a investigação apura crime contra a saúde pública por possível uso das substâncias fora do ambiente ritualístico.
Mín. 17° Máx. 22°
Mín. 16° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado