Segunda, 29 de Abril de 2024 14:11
(64) 99229-6034
Anúncio
Agro Até 18 de junho

Prazo para vacinação contra febre aftosa e raiva em rebanhos é prorrogado em Goiás

Imunização é obrigatória para todos os bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos do estado

04/06/2021 06h38
Por: Santa Helena Agora Fonte: G1 Goiás
Jamyle Amoury/G1 Goiás
Jamyle Amoury/G1 Goiás

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa e raiva dos rebanhos foi prorrogada até o próximo dia 18 de junho, em Goiás. Além disso, o pecuarista tem até 25 de junho para apresentar a documentação que comprova a imunização dos animais.

A portaria com a prorrogação foi publicada na última segunda-feira (31). De acordo com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a mudança das datas foi devido à falta de doses e às recomendações para evitar possíveis aglomerações.

Todos os bovinos e bubalinos devem ser imunizados contra a aftosa. Já contra a raiva, caprinos, ovinos e equídeos de todas as idades também devem ser inclusos na imunização.

Para realizar a imunização, os produtores devem adquirir as vacinas em lojas credenciadas pela Agrodefesa, exigindo a emissão da Nota Fiscal eletrônica no momento da retirada das doses, dentro do período liberado para a comercialização.

Segundo a Sanidade Animal da Agrodefesa, o produtor que tiver vacinado nesta etapa e não fazer a declaração do rebanho pode ser multado em R$ 300. Já quem não realizar a vacinação, a multa prevista é de R$ 7, por cabeça.

Veja como declarar a vacinação

O produtor rural tem até 25 de junho para apresentar as declarações. Caso a propriedade tenha mais de 100 animais, a declaração é obrigatoriamente feita pela plataforma do Sidago, no site da Agrodefesa.

Caso tenha menos que essa quantidade, o produtor deve agendar atendimento em um dos escritórios da Agrodefesa para entrega física de documentos. Ainda segundo a pasta, não serão aceitas declarações de vacinação encaminhadas via e-mail, fax ou Correios.

Os telefones de cada unidade estão disponíveis no site da Agrodefesa. Ainda de acordo com o órgão, a expectativa é vacinar cerca de 23 milhões de animais, de todas as faixas etárias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.