Quinta, 25 de Abril de 2024 07:46
(64) 99229-6034
Anúncio
Agro Agricultura

Ministério da Agricultura investiga caso suspeito de vaca louca no Brasil

Segundo fonte, há chances de ser um caso atípico, quando não há contaminação e a doença ocorre de maneira espontânea e isolada

02/09/2021 08h41
Por: Cristiano Souza Fonte: Mais Goiás
Ministério da Agricultura investiga caso suspeito de vaca louca no Brasil (Foto: Larissa Melo)
Ministério da Agricultura investiga caso suspeito de vaca louca no Brasil (Foto: Larissa Melo)

Ministério da Agricultura está investigando uma suspeita da doença “vaca louca” identificada no país, confirmou a pasta em nota nesta quarta-feira (1º). Há chances de ser um caso atípico, quando não há contaminação e a doença ocorre de maneira espontânea e isolada, segundo uma fonte da indústria.

Questionado sobre o tema, o ministério disse em comunicado à Reuters que, como membro da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), o Brasil adota procedimentos de vigilância, investigação e notificações recomendadas pela instituição.

“Casos em investigação são corriqueiros dentro dos procedimentos de vigilância estabelecidos e medidas preventivas são adotadas imediatamente para garantir o controle sanitário”, informou a pasta.

Uma vez concluído o processo de análise, acrescentou o ministério, os resultados serão informados sobre a doença, conhecida também como encefalopatia espongiforme bovina (EEB).

Uma fonte ligada à indústria de carne bovina disse na condição de anonimato que a suspeita teria sido identificada em Minas Gerais, em um animal mais velho, situação semelhante à ocorrida em 2019 em Mato Grosso, quando tratava-se de um chamado “caso atípico”.

Ainda segundo o interlocutor, este tipo de caso, mesmo quando confirmado, não costuma desencadear embargos pelos países compradores da proteína.

 

Uma exceção foi a Arábia Saudita, que suspendeu por três anos, em 2012, as compras de carne bovina brasileira devido à ocorrência de um caso atípico de vaca louca.

O diretor da Scot Consultoria, Alcides Torres, disse que os exportadores da proteína de Minas Gerais devem suspender embarques em função da suspeita da doença.

Procurada, a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) preferiu não comentar até que os resultados do Ministério da Agricultura sejam divulgados.

A investigação, além disso, teve repercussão no mercado.

“Já mexeu com os preços e hoje as cotações (da arroba bovina) caíram, somando-se a um movimento de queda de preço em função do aumento de oferta”, acrescentou Torres.

Nesta quarta, a arroba fechou o dia cotada a 305,50 reais, queda de 2,52% na variação diária e recuo de 3,38% em base mensal, conforme indicador do boi gordo do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 04h07
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 26°

20° Sensação
3.6 km/h Vento
89% Umidade do ar
38% (0.24mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 19° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (27/04)

Mín. 20° Máx. 31°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio