Sexta, 21 de Agosto de 2026 07:52
(64) 99229-6034
Política ELEIÇÕES

MULHERES SÃO MAIORIA DO ELEITORADO, MAS SEGUEM SUB-REPRESENTADAS NAS ELEIÇÕES

Apesar de representarem 53% dos eleitores brasileiros, mulheres correspondem a menos de 35% das candidaturas e ocupam 19% das cadeiras da Câmara e 20% do Senado

21/08/2026 06h36
Por: Cristiano Souza
MULHERES SÃO MAIORIA DO ELEITORADO, MAS SEGUEM SUB-REPRESENTADAS NAS ELEIÇÕES

 

As mulheres representam 53% do eleitorado brasileiro, com cerca de 83,9 milhões de títulos, mas continuam sendo menos de 35% dos candidatos nas eleições. A baixa participação foi analisada pela especialista em Direito Constitucional Luciana Oliveira Ramos, em entrevista à CNN Brasil.

 

A presença feminina também é reduzida no Congresso: mulheres ocupam apenas 19% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 20% das vagas do Senado. Para a especialista, um dos principais obstáculos é a divisão sexual do trabalho, que sobrecarrega mulheres com tarefas domésticas e cuidados familiares.

 

Luciana também apontou a falta de apoio e estrutura oferecidos pelos partidos, além da violência política enfrentada durante campanhas e mandatos. Segundo ela, perseguições e ataques afetam a saúde mental das mulheres e contribuem para afastá-las da vida pública.

Fonte: CNN Brasil.

Imagem: Divulgação/ Reprodução.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 07h01
20°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 26°

20° Sensação
2.57 km/h Vento
61% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/08)

Mín. 11° Máx. 22°

Tempo nublado
Domingo (23/08)

Mín. 14° Máx. 22°

Tempo limpo