A atividade econômica goiana cresceu 6%, superando em mais que o dobro a média nacional, que foi de 2,5% na variação acumulada dos últimos 12 meses, até janeiro de 2024.
As informações, verificadas pelo Instituto Mauro Borges (IMB), constam no Índice de Atividade Econômica (IBCR), publicado pelo Banco Central do Brasil (BCB).
Os dados também mostram que na comparação entre janeiro de 2024 e o mês imediatamente anterior, dezembro de 2023, o crescimento goiano foi de 5,5%. O quinto melhor resultado entre as unidades federativas com o índice divulgado. A média brasileira nesta variação foi de 3,4%.
Já no paralelo entre janeiro de 2024 com o mesmo mês do ano anterior, com ajuste sazonal, Goiás obteve avanço de 1,2%, contra 0,6% da média nacional. O resultado foi quarto maior entre os todos os estados.
“Goiás supera o Brasil em todas as análises, o que confirma nossa ascensão”, salienta o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
O IBCR é calculado a partir de uma fórmula matemática que leva em conta arrecadação de impostos, vendas no varejo, crédito bancário, produção industrial e outros fatores que influenciam a atividade econômica. É considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), pois mede a evolução da economia como um todo.
Um dos reflexos do crescimento da atividade econômica é abertura de empresas, que em Goiás tem batido recordes.
Em 2023, o estado somou mais de 33 mil novos negócios abertos, número que superou marca histórica alcançada em 2021. Este ano, houve abertura de mais de 3,2 mil empresas somente em janeiro, de acordo com a Junta Comercial do Estado (Juceg).
No mesmo mês, foram criados quase 15 mil postos formais de trabalho, conforme dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
“Todos esses resultados são muito importantes para a sociedade goiana, pois significam mais emprego e renda”, pontua o diretor-executivo do Instituto Mauro Borges, Erik Figueiredo.
Nos últimos meses, o Governo de Goiás também anunciou a vinda de multinacionais, como a alemã DHL Suply Chain, que atua no segmento de distribuição e logística e inaugurou novo centro de distribuição em Aparecida de Goiânia. Por sua vez, a chinesa WeiChai, líder mundial na produção de motores, confirmou instalação em Itumbiara.
Caiado oficializa instalação da chinesa WeiChai, em Itumbiara
Goiás começa 2024 com abertura de 3.243 novas empresas
Cidade goiana é a mais ágil do Brasil para abertura de empresas
Goiás bate recorde histórico de abertura de empresas
Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás
EM SANTA CATARINA Menina de 11 anos dá à luz sozinha em banheiro no Oeste de SC
COMBATE A INCÊNDIOS Goiás reduz queimadas em mais de 50% e lança plataforma com Inteligência Artificial para monitorar riscos
DEFESA NO STF Moraes classifica investigação como “tentativa de golpe” e rebate acusações em peça enviada à Corte
TENSÃO NO SUPREMO Confronto entre Moraes e Mendonça expõe crise grave e incomum no STF, avalia jurista
CONSUMO DE ENERGIA Calor intenso e Super El Niño podem elevar consumo de energia em Goiás em até 30%
RESGATE EM LAGO Guarda-vidas encontram iPhone 16 perdido a 3 metros de profundidade no Lago Bonsucesso Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Tempo limpo
Concursos e Emprego Concursos GO 2026: vagas abertas e previstas em Goiás
Bastidores da Política Combustíveis: Petrobras nega defasagem nos preços e reforça sua política de reajustes
Tecnologia e Games Jogos do PS Plus Essential de abril são revelados! Confira a lista completa
'Fui um babaca', diz Arthur sobre querer conhecer amigas de Viih Tube