Pesquisa feita pelo Instituto Ipsos com habitantes de 33 países mostra que quase nove em cada dez brasileiros (87%) consideram que 2021 foi um ano ruim para o Brasil. O índice ficou acima da média global de 77% que não estão animados com seus próprios países.
O Brasil aparece em quinto lugar no ranking global do “pessimismo”, ficando atrás apenas da Romênia (89%), Coreia do Sul (89%), Espanha (89%) e Argentina (88%). Nas últimas colocações ficaram China (41%), Arábia Saudita (48%) e Dinamarca (58%).
A pesquisa online consultou 22 mil adultos entre 22 de outubro e 5 de novembro, dos quais mil eram do Brasil. Para 70% destes, os últimos 12 meses também foram ruins para suas vidas pessoais e de suas famílias. O índice coloca os brasileiros 14 pontos percentuais acima da média global de 56%.
A balança muda nas perspectivas em relação ao próximo ano. De acordo com a pesquisa, 82% dos entrevistados brasileiros acreditam que 2022 será melhor que 2021. Na média global, essa percepção foi de 77%.
Em relação ao desempenho econômico do país, 65% acreditam que o próximo ano será melhor do que 2021.
PROTESTO NO SETOR Revendedores de gás ameaçam paralisação em Goiás após novos aumentos no botijão
EM SANTA CATARINA Menina de 11 anos dá à luz sozinha em banheiro no Oeste de SC
COMBATE A INCÊNDIOS Goiás reduz queimadas em mais de 50% e lança plataforma com Inteligência Artificial para monitorar riscos
DEFESA NO STF Moraes classifica investigação como “tentativa de golpe” e rebate acusações em peça enviada à Corte
TENSÃO NO SUPREMO Confronto entre Moraes e Mendonça expõe crise grave e incomum no STF, avalia jurista
CONSUMO DE ENERGIA Calor intenso e Super El Niño podem elevar consumo de energia em Goiás em até 30% Mín. 18° Máx. 32°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 18°
Chuva
Concursos e Emprego Concursos GO 2026: vagas abertas e previstas em Goiás
Bastidores da Política Combustíveis: Petrobras nega defasagem nos preços e reforça sua política de reajustes
Tecnologia e Games Jogos do PS Plus Essential de abril são revelados! Confira a lista completa
'Fui um babaca', diz Arthur sobre querer conhecer amigas de Viih Tube