Em quase um ano e meio em vigor, a regra que limitou em 8% ao mês (151,8% ao ano) os juros do cheque especial fez as pessoas físicas economizarem mais de R$ 10 bilhões. A estimativa consta de relatório publicado ontem (26) pelo Banco Central (BC).
Segundo a análise do BC, o volume de concessões do cheque especial caiu no ano passado, após a entrada em vigor dos novos limites, em janeiro de 2020. No entanto, essa queda, informou a autoridade monetária, ocorreu por causa do pagamento do auxílio emergencial, que diminuiu a demanda por essa modalidade de crédito.
No fim das contas, o BC avalia que a imposição de um teto para os juros do cheque especial melhorou a situação do consumidor. “A queda na taxa de juros e os indícios de que não houve restrição na oferta do produto indicam aumento de bem-estar do consumidor, sem perda de eficiência econômica. Conclui-se assim que a política de limitação de juros atingiu os efeitos esperados”, destacou o relatório.
De acordo com o Banco Central, embora a regra tenha resultado em diminuição dos juros do cheque especial para pessoas físicas, a medida teve pouco efeito sobre as pessoas jurídicas, cuja taxa permaneceu no mesmo nível. Antes de o limite de juros entrar em vigor, havia o receio de que a queda dos juros para as pessoas físicas fosse repassada às demais modalidades de crédito, inclusive para empresas, na forma de taxas mais altas.
Apesar da melhora, o relatório do BC recomendou que o comportamento dos mercados de cheque especial e de cartão de crédito continue a ser monitorado, de forma a verificar se os efeitos são duradouros. O acompanhamento também tem como objetivo avaliar a intensidade das medidas e a necessidade de eventuais novos ajustes.
“A adequada calibragem da medida adotada foi essencial para que não se afetasse a quantidade ofertada do produto [cheque especial]. Ressalta-se que intervenções em taxas de juros sem as devidas calibragem e análise das condições de mercado podem afetar a oferta e, portanto, o bem-estar”, concluiu o comunicado.
AUTOMOTIVO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO PARA CARROS ELÉTRICOS SOBE PARA 35% A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA
ECONOMIA GOIÁS ALTERA COBRANÇA DO ICMS SOBRE RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS
IMPOSTO DE RENDA RECEITA FEDERAL PAGA SEGUNDO LOTE DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2026
ECONOMIA DÉFICIT NAS CONTAS EXTERNAS FICA EM US$ 3,2 BILHÕES EM MAIO E INVESTIMENTO ESTRANGEIRO CRESCE, DIZ BANCO CENTRAL
PIX PIX POR APROXIMAÇÃO FICA MAIS PRÁTICO!
COBRANÇAS BANCO CENTRAL IGNOROU COBRANÇAS INDEVIDAS DO ITAÚ Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 15° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 12° Máx. 16°
Tempo nublado
Concursos e Emprego Concursos GO 2026: vagas abertas e previstas em Goiás
Bastidores da Política Combustíveis: Petrobras nega defasagem nos preços e reforça sua política de reajustes
Tecnologia e Games Jogos do PS Plus Essential de abril são revelados! Confira a lista completa
'Fui um babaca', diz Arthur sobre querer conhecer amigas de Viih Tube