A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado ouvirá, pela segunda vez, na próxima terça-feira (8), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O secretário executivo da pasta, Antonio Élcio Franco, será ouvido no dia seguinte.
A reconvocação de Queiroga foi decidida logo depois do primeiro depoimento dele, em 6 de maio, sob a justificativa de que o ministro deixou de responder a muitas perguntas em sua passagem pela comissão. Um dos assuntos que devem ser abordados pelos senadores é a decisão do governo federal de o Brasil sediar a Copa América, a pedido da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O campeonato ocorrerá entre os dias 13 de junho e 10 de julho.
O novo cronograma, com a novidade de depoimentos agendados também às sextas-feiras, foi divulgado hoje (2) pelo presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM).
Um dos depoimentos agendados é o do secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, para 15 de junho. O ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel será ouvido no dia 16. No dia 17 de junho, será a vez de o empresário Carlos Wizard falar à CPI. Senadores da comissão suspeitam que o empresário integra um "gabinete paralelo" de aconselhamento do governo em assuntos relacionados à pandemia da covid-19.
Já o representante da White Martins, empresa que fornece de oxigênio a unidades hospitalares de todo o país, Paulo Baraúna, irá responder às perguntas de senadores no dia seguinte.
O presidente da CPI chegou a anunciar que o primeiro governador em exercício a ser ouvido, Wilson Lima, do Amazonas, compareceria à comissão no dia 29. Mas, diante da quarta fase da Operação Sangria, da Polícia Federal, que tem o governador amazonense como um dos alvos, no fim da manhã de hoje, Aziz disse que a oitiva vai ser antecipada para o dia 10. O secretário de Saúde do estado também é investigado na operação, que apura desvios de recursos destinados ao enfrentamento da covid-19.
HORÁRIO ELEITORAL TSE reconhece falha técnica em áudio de propaganda de Flávio Bolsonaro na TV
ELEIÇÕES 2026 Flávio Bolsonaro tem 53% e Lula 47% em simulação de segundo turno, aponta PoderData
ELEIÇÕES 2026 Aliança entre Daniel Vilela, Caiado e Flávio Bolsonaro unifica a direita em Goiás para o 2º turno
CRIME ELEITORAL Eleitor grava o próprio voto no momento da urna, posta em rede social e é localizado pela PM
ELEIÇÕES 2026 Propaganda eleitoral no rádio e na TV do 1º turno termina em 1º de outubro
DIREITO DO ELEITOR A partir desta terça-feira (29), eleitores não podem ser presos; confira as exceções Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 16° Máx. 25°
ChuvaMín. 14° Máx. 17°
Chuvas esparsas
Concursos e Emprego Concursos GO 2026: vagas abertas e previstas em Goiás
Bastidores da Política Combustíveis: Petrobras nega defasagem nos preços e reforça sua política de reajustes
Tecnologia e Games Jogos do PS Plus Essential de abril são revelados! Confira a lista completa
'Fui um babaca', diz Arthur sobre querer conhecer amigas de Viih Tube