A servidora pública Viviane Honorato, de 30 anos, foi vítima do “Golpe do PIX”, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, e perdeu R$ 65 mil. A mulher conta que tinha se cadastrado no serviço bancário há menos de um mês e ficou surpresa ao notar que tinha apenas R$ 0,58 em sua conta. Ela menciona que não imagina como o crime pode ser sido feito.
“A gente fica apreensiva, não sabe como eles estão fazendo esses golpes, eu estava com planos de comprar uma casa e preciso ser ressarcida”, diz a mulher.
A servidora relata que no último dia 18 de maio percebeu que seu saldo bancário caiu de R$ 65 mil para 58 centavos. Ao conferir o extrato bancário, ela diz que viu mais de 13 transações com nomes de pessoas diferentes e desconhecidas, entre transferências e boletos.
O G1 entrou em contato com o Banco Pan às 14h20 de ontem (26), por mensagens e ligações, mas não obteve resposta sobre o ressarcimento de Viviane.
Após o golpe, Viviane conta que está com medo e pretende mudar a senha de todos os serviços bancários. A servidora pontua que liga na ouvidoria do banco pelo menos uma vez por dia para ter mais informações, mas alega que até o momento a instituição diz que o caso está sendo analisado e entrará em contato.
A Polícia Civil ainda não forneceu informações sobre a apuração do caso de Viviane, o contato foi feito às 14h50 por mensagem e ligação.
Golpe cresce em Goiás
No território goiano, foram registradas mais ocorrências do "Golpe do PIX" no mês de maio. Pela facilidade de realizar transações, o serviço se tornou alvo dos estelionatários, já que é possível transferir dinheiro sem informações detalhadas do recebimento.
Em Rio Verde, o G1 ouviu cinco vítimas, que tiveram prejuízo total de R$62 mil. Três delas relataram que, após ligação de uma pessoa que dizia ser funcionário do banco, elas tiveram as contas zeradas. Uma delas perdeu R$ 8 mil, outra R$ 9 mil e outra R$ 5 mil.
O G1 ouviu também outras duas pessoas caíram no golpe em Rio Verde, um fazendeiro e um autônomo, que perderam R$ 40 mil. À Polícia Civil, uma das vítimas disse soube do golpe após uma mensagem de SMS informando que a transação bancária tinha sido feita. Entre o dia 11 e o dia 21 de maio, a PC afirma ter registrado sete denúncias do crime na cidade e apura como os golpes ocorreram.
À TV Anhanguera, a Caixa Econômica Federal disse que todas as agências estão disponíveis para clientes realizarem contestações de transações e denúncias podem ser feitas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101.
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