Quarta, 15 de Abril de 2026 21:15
(64) 99229-6034
Política Trabalho

PLANALTO DEFENDE IMPLEMENTAÇÃO DIRETA DE NOVO MODELO DE TRABALHO

projeto de lei enviado pelo presidente Lula para extinguir a escala 6x1

15/04/2026 18h39
Por: Cristiano Souza Fonte: Poder360.
PLANALTO DEFENDE IMPLEMENTAÇÃO DIRETA DE NOVO MODELO DE TRABALHO
Os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Guilherme Boulos (Secretaria Geral da Presidência) afirmaram nesta quarta-feira (15 de abril de 2026) que o projeto de lei enviado pelo presidente Lula para extinguir a escala 6x1 deve ser aplicado imediatamente, sem período de adaptação para as empresas. A posição contraria setores do Congresso que pedem regras de transição antes da mudança.
Marinho explicou que o texto permite diferentes formatos de jornada, como 5x2 com 8 horas diárias ou 4x3 com 10 horas, conforme negociação coletiva. O governo pretende limitar a carga semanal a 40 horas, mantendo salários e garantindo dois dias de descanso. Para o Planalto, a implementação imediata simplifica o processo e evita negociações prolongadas, sustentando que o impacto nos custos seria compensado por maior produtividade.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
Atualizado às 20h01
19°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

19° Sensação
3.95 km/h Vento
80% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)

Mín. 16° Máx. 28°

Tempo limpo
Sexta (17/04)

Mín. 18° Máx. 29°

Tempo nublado