O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira (30) que a gestão municipal trabalha para transformar o transporte coletivo em uma alternativa mais rápida que o carro no deslocamento urbano da região metropolitana. O desejo passa pela ampliação do sistema de metronização, que prioriza os ônibus na rede semafórica por meio de inteligência artificial.
De acordo com Mabel, o objetivo é que, nos próximos anos, a capital conte com quase 200 km de corredores com semáforos sincronizados em tempo real, operando com base nos deslocamentos dos ônibus. O modelo já está em funcionamento em trechos como o que liga o Terminal Novo Mundo à Praça da Bíblia e acaba de ser estendido entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica, no eixo Norte-Sul.
“Com a metronização, os ônibus vão comandar os semáforos. O carro vai junto, mas a prioridade é total do transporte coletivo”, afirmou o prefeito. De acordo com ele, o sistema atual já permite que os ônibus passem por até nove cruzamentos com mínimas ou nenhuma parada, elevando a velocidade média para mais de 20 km/h, com potencial para atingir até 25 km/h, patamar comparável ao de sistemas de metrô.
A previsão da Prefeitura é que a combinação entre faixas dedicadas, ônibus com ar-condicionado e prioridade semafórica gere uma redução de até 30% no tempo de viagem em trajetos longos, como entre o Recanto do Bosque e o Terminal Isidória. “Isso pode representar uma economia de 20 a 25 minutos, o que torna o ônibus mais vantajoso do que o carro”, argumentou Mabel.
Mabel detalha expansão da metronização em Goiânia
Além dos trechos já em operação, a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) trabalha na implementação de 34 novos corredores, com previsão de entrega média de dois por mês. A próxima etapa deve incluir vias como a Avenida Universitária, 24 de Outubro, Marginal Botafogo e Mangalô.
O sistema será progressivamente ampliado para toda a rede de faixas exclusivas da capital, com integração à Central de Trânsito e Transporte (CITT), que utilizará câmeras, sensores e algoritmos para ajustar os tempos dos semáforos conforme a demanda em tempo real.
Mabel também comentou que mudanças recentes, como a liberação da terceira faixa para carros em avenidas como a Castelo Branco e a Mutirão, trouxeram efeitos positivos na fluidez. A liberação parcial das faixas para veículos de passeio e a implantação das conversões à direita livres em cruzamentos estratégicos também contribuíram para melhorar o desempenho do sistema viário da capital.
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