O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assinou ontem (19) ato que disciplina o funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia na Casa. De acordo com o ato assinado por Pacheco, a CPI terá sua primeira reunião de forma semipresencial. Nessa reunião, serão eleitos o presidente e o vice-presidente do colegiado.
A votação ocorrerá nos mesmos moldes da eleição para a presidência do Senado, ocorrida em fevereiro. Urnas serão espalhadas nos corredores da Casa, na sala da comissão e na Chapelaria - ponto de acesso para embarque e desembarque de parlamentares no Congresso.
O acesso ao plenário da comissão será restrito a senadores e um número indispensável de funcionários da Secretaria da Mesa. A ideia é evitar aglomerações no local devido à pandemia. Policiais Legislativos vão controlar o acesso ao plenário da comissão. Apenas a Agência Senado e a TV Senado terão acesso ao local para fazer imagens e fotos da reunião.
Com a publicação do ato, o colegiado pode ter a sua primeira reunião, a depender do seu membro mais idoso, o senador Otto Alencar (PSD-BA). A expectativa é que a reunião de instalação ocorra na quinta-feira (22) ou, no mais tardar, na terça-feira (27). Ainda que a votação só ocorra no dia da reunião e o voto seja secreto, existe um acordo para definir os cargos da CPI.
O colegiado deverá ser presidido por Omar Aziz (PSD-AM) e terá na vice-presidência o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento de instalação do colegiado. Ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), que era o mais cotado para ficar com o comando na comissão, caberá a relatoria da CPI.
As determinações de Pacheco dizem respeito apenas à reunião de instalação da CPI. A partir do segundo encontro, os procedimentos a serem adotados serão definidos pelo presidente da comissão.
A CPI foi criada com o intuito de investigar supostas omissões do governo federal no combate à pandemia de covid-19. Também será apurada a aplicação dos recursos da União repassados aos demais entes federados para as ações de prevenção e combate à pandemia.
HORÁRIO ELEITORAL TSE reconhece falha técnica em áudio de propaganda de Flávio Bolsonaro na TV
ELEIÇÕES 2026 Flávio Bolsonaro tem 53% e Lula 47% em simulação de segundo turno, aponta PoderData
ELEIÇÕES 2026 Aliança entre Daniel Vilela, Caiado e Flávio Bolsonaro unifica a direita em Goiás para o 2º turno
CRIME ELEITORAL Eleitor grava o próprio voto no momento da urna, posta em rede social e é localizado pela PM
ELEIÇÕES 2026 Propaganda eleitoral no rádio e na TV do 1º turno termina em 1º de outubro
DIREITO DO ELEITOR A partir desta terça-feira (29), eleitores não podem ser presos; confira as exceções Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 16° Máx. 24°
ChuvaMín. 13° Máx. 17°
Chuvas esparsas
Concursos e Emprego Concursos GO 2026: vagas abertas e previstas em Goiás
Bastidores da Política Combustíveis: Petrobras nega defasagem nos preços e reforça sua política de reajustes
Tecnologia e Games Jogos do PS Plus Essential de abril são revelados! Confira a lista completa
'Fui um babaca', diz Arthur sobre querer conhecer amigas de Viih Tube