Quinta, 25 de Abril de 2024 05:27
(64) 99229-6034
Anúncio
Política Bolsonaro

‘Estou morrendo. A coisa está ruim’, disse Bolsonaro ao médico sobre obstrução instestinal

Além disso, médico pontuou que um camarão mal mastigado teria causado o problema

06/01/2022 13h14
Por: Cristiano Souza
‘Estou morrendo. A coisa está ruim’, disse Bolsonaro ao médico sobre obstrução instestinal

O presidente Jair Bolsonaro teve alta na última quarta-feira (05/01) após passar dois dias internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para tratar uma obstrução intestinal. Entretanto, o médico que acompanhou o mandatário, o cirurgião Antônio Luiz Macedo, relatou o que Bolsonaro lhe disse em ligação sobre a dor: ‘Estou morrendo. A coisa está ruim”.

Segundo entrevista de Macedo ao O Globo, a obstrução foi causada por um camarão mal mastigado pelo presidente na véspera da dor. O profissional aponta que o fato do presidente não mastigar muito bem aumenta o risco de se ter uma suboclusão.

O médico pontuou que a cirurgia foi descartada naquele momento pelo fato da obstrução se desfazer, mas que o caso “foi perigoso”.

Macedo também pontuou que alguns hábitos devem ser adotados por Bolsonaro para evitar que o problema seja recorrente, como caminhar diariamente, meia hora de manhã e meia hora de tarde. Além disso, foi pedido para que ele mastigue os alimentos cerca de 15 vezes.

O que Bolsonaro não deve fazer para a obstrução intestinal não voltar?

Macedo listou que o presidente deve evitar alimentos como carne, castanha de caju e amendoim, já que formam um bolo que passa com mais dificuldade pelo intestino. Além disso, Bolsonaro deve evitar subir em caminhões ou em lugares altos.

Caso haja uma queda que atinja mais o lado esquerdo na altura do umbigo, ele pode ter rompimento do intestino. O presidente também não pode andar de moto ou fazer qualquer tipo de força por um bom tempo.

O médico é enfático ao dizer que uma nova obstrução é levada em consideração caso Bolsonaro não cumpra todas as exigências para a sua recuperação.

Além disso, Macedo conta que a última obstrução foi menos grave, mas que qualquer uma delas é considerada muito perigosa, já que o intestino dele está todo colado na parede devido a vários fatores. Além disso, caso ele vomitasse o suco gástrico, o líquido poderia entrar nos pulmões e poderia levá-lo a morte.

Porém, o médico também explica que é impossível não procurar ajuda médica, pois a dor é “pavorosa e como alguém batesse com um martelo na barriga com força”. Por fim, ele disse que Bolsonaro é “forte”.

*Com informações do O Globo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São Paulo, SP
Atualizado às 04h07
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 26°

20° Sensação
3.6 km/h Vento
89% Umidade do ar
38% (0.24mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. 19° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (27/04)

Mín. 20° Máx. 31°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio