Terça, 18 de Janeiro de 2022 18:58
(64) 99229-6034
Anúncio
Política Bolsonaro

‘Estou morrendo. A coisa está ruim’, disse Bolsonaro ao médico sobre obstrução instestinal

Além disso, médico pontuou que um camarão mal mastigado teria causado o problema

06/01/2022 13h14
108
Por: Cristiano Souza
‘Estou morrendo. A coisa está ruim’, disse Bolsonaro ao médico sobre obstrução instestinal

O presidente Jair Bolsonaro teve alta na última quarta-feira (05/01) após passar dois dias internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para tratar uma obstrução intestinal. Entretanto, o médico que acompanhou o mandatário, o cirurgião Antônio Luiz Macedo, relatou o que Bolsonaro lhe disse em ligação sobre a dor: ‘Estou morrendo. A coisa está ruim”.

Segundo entrevista de Macedo ao O Globo, a obstrução foi causada por um camarão mal mastigado pelo presidente na véspera da dor. O profissional aponta que o fato do presidente não mastigar muito bem aumenta o risco de se ter uma suboclusão.

O médico pontuou que a cirurgia foi descartada naquele momento pelo fato da obstrução se desfazer, mas que o caso “foi perigoso”.

Macedo também pontuou que alguns hábitos devem ser adotados por Bolsonaro para evitar que o problema seja recorrente, como caminhar diariamente, meia hora de manhã e meia hora de tarde. Além disso, foi pedido para que ele mastigue os alimentos cerca de 15 vezes.

O que Bolsonaro não deve fazer para a obstrução intestinal não voltar?

Macedo listou que o presidente deve evitar alimentos como carne, castanha de caju e amendoim, já que formam um bolo que passa com mais dificuldade pelo intestino. Além disso, Bolsonaro deve evitar subir em caminhões ou em lugares altos.

Caso haja uma queda que atinja mais o lado esquerdo na altura do umbigo, ele pode ter rompimento do intestino. O presidente também não pode andar de moto ou fazer qualquer tipo de força por um bom tempo.

O médico é enfático ao dizer que uma nova obstrução é levada em consideração caso Bolsonaro não cumpra todas as exigências para a sua recuperação.

Além disso, Macedo conta que a última obstrução foi menos grave, mas que qualquer uma delas é considerada muito perigosa, já que o intestino dele está todo colado na parede devido a vários fatores. Além disso, caso ele vomitasse o suco gástrico, o líquido poderia entrar nos pulmões e poderia levá-lo a morte.

Porém, o médico também explica que é impossível não procurar ajuda médica, pois a dor é “pavorosa e como alguém batesse com um martelo na barriga com força”. Por fim, ele disse que Bolsonaro é “forte”.

*Com informações do O Globo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio