Sexta, 19 de Abril de 2024 20:01
(64) 99229-6034
Anúncio
Política Ronaldo Caiado

Caiado visita Iris Rezende em hospital de SP e diz que ele se recupera de infecção pulmonar

Ex-prefeito de Goiânia está internado há quase 30 dias após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico e passar por uma cirurgia. Ele segue na UTI de hospital de SP.

03/09/2021 08h31
Por: Cristiano Souza Fonte: G1
Iris Rezende, prefeito de Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Iris Rezende, prefeito de Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O governador Ronaldo Caiado (DEM) visitou o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, de 87 anos, no hospital em que o político está em São Paulo e disse que ele se recupera de uma infecção pulmonar e de uma descompensação cardíaca. Ele está internado há quase 30 dias.

Caiado contou ainda, por meio de suas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (2), que Iris respira espontaneamente, está consciente e já faz planos de voltar a Goiás.

O boletim médico divulgado nesta tarde pelo Hospital Vila Nova Star informou que o político segue em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que teve melhora clínica nas últimas 24 horas. Os médicos disseram ainda que o quadro clínico dele é estável e que ele faz sessões de fisioterapia, no entanto, ainda não há previsão de alta.

Iris ficou 25 dias internado no Instituto Neurológico em Goiânia após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico e passar por uma cirurgia. Na última terça-feira (31). a família optou por transferi-lo para capital paulista.

 

Internação

 

O político foi internado no dia 6 de agosto após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça. A equipe médica que o acompanha avaliou que a operação foi bem-sucedida.

 

Após o procedimento, ele foi intubado. No dia 10, ele passou a respirar espontaneamente e reconheceu as filhas.

No dia 16, Iris saiu da UTI e se recuperava em quarto. O boletim médico do último dia 19 indicava que ele tinha "boa evolução neurológica" até então.

No dia 21, o político teve uma convulsão e arritmia cardíaca e precisou voltar para UTI e ser intubado. Ele foi extubado na segunda-feira seguinte e retornou para o quarto dois dias depois.

Na manhã de terça-feira (31), o boletim médico informou que ele havia voltado para UTI do Instituto Neurológico. A justificativa foi de que a unidade especial tinha médicos durante 24h e aparelhos que ajudariam a monitorar a pressão arterial do político.

No entanto, no final da tarde, ele foi transferido para São Paulo.

 

Carreira

 

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedica a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos.

Ex-prefeito Iris Rezende e a filha Ana Paula Rezende em Goiás — Foto: Reprodução/Instagram

Ex-prefeito Iris Rezende e a filha Ana Paula Rezende em Goiás — Foto: Reprodução/Instagram

Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.