Iris já respira sem ajuda de aparelhos na UTI do instituto de Neurologia de Goiânia. O estado do ex-prefeito ainda é grave. Político ainda não tem previsão de alta.
De acordo com boletim médico da instituição, ele apresentou melhora do nível de consciência, respondendo a comandos. Também teve melhora do controle da pressão arterial.
De acordo com médicos, funções de outros órgãos estão normais. Família está otimista.
Em entrevista coletiva no início da tarde desta terça-feira (10), Ana Paula Rezende, filha do ex-prefeito, afirmou que o político pediu água e solicitou que fosse levado para a casa em que mora.
Ela ressaltou, ainda, que os movimentos do pai estão normais e informou que a vida saudável levada pelo ex-prefeito foi determinante para a melhora no quadro de saúde.
O governador Ronaldo Caiado esteve na UTI onde Rezende está internado nesta terça-feira (7). De acordo com o gestor, que também é médico, o ex-prefeito faz fisioterapia respiratória e recebe manipulação para avaliação da reação e movimento nos membros inferiores e superiores.
“Ele também tem um processo que precisa de ser cuidado já que a cirurgia foi uma cirurgia que havia um grande hematoma, então em decorrência disso tem-se um processo inflamatório no cérebro, e o resultado pela tomografia tem sido extremamente, vamos dizer, otimista já que ele não teve mais sangramento, e aquele resíduo que ficou permanece até agora, ou seja, não tem nenhuma evolução do sangramento. Então, é um quadro que apresenta melhoras a cada dia que passa”, afirma Caiado.
Segundo Ronaldo, quando Iris volta a falar, sempre se queixa, com vontade de sair logo da UTI, dando a entender que já quer retomar as atividades cotidianas. O governador também ressaltou a importância da vida equilibrada para reação ao AVC. “Hoje ele colhe o que plantou a vida toda. Sempre foi uma pessoa muito regrada em termos de horário para atividade física e alimentação. Então isso dá um diferencial a ele neste momento”.
Iris foi internado às pressas no último sábado (7), após sentir-se mal em seu escritório político, em Goiânia. De acordo com a filha dele, médica, Ana Paula Machado, o político sentia náuseas e fortes dores de cabeça. “Chegou a vomitar no caminho para o hospital, mas foi prontamente atendido”, disse.
O ex-prefeito passou então por uma cirurgia para retirada de hematoma intracerebral provocado por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Depois do procedimento, ele foi intubado e colocado em estado de coma induzido, ficando desde então em estado crítico na Unidade de Terapia Intensiva da unidade de saúde.
De acordo com a filha médica, no mesmo dia da cirurgia, o político apresentou reflexos positivos em testes médicos, ao conseguir mexer pés e mãos. Na data, Adriana Machado afirmou que o vigor físico do pai, que faz ginástica três vezes na semana, e dieta balanceada são importantes para manutenção da estabilidade da saúde de Rezende.
A situação de saúde de Iris Rezende comoveu população e autoridades e aglutinou curiosos na portaria do hospital, em busca de informações sobre o estado de saúde do ex-prefeito.
O governador Ronaldo Caiado (DEM) é um dos que acompanha a recuperação do amigo de perto. Na segunda, ele informou a imprensa sobre a situação. “Continua intubado, mas já controla a própria respiração. Isso mostra que o quadro está evoluindo, embora o processo dependa da recuperação neurológica”.
Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo limpo