O Senado aprovou ontem (13) um Projeto de Lei (PL) que prorroga a situação de emergência da saúde pública no país devido ao novo coronavírus até o fim de 2021. A lei original, 13.979/2020, perdeu sua validade em 31 de dezembro de 2020 e a lei votada hoje traz seu teor novamente à validade. O PL será agora analisado pela Câmara dos Deputados.
De acordo com a Lei 13.979/2020, gestores estaduais e municipais puderam adotar medidas sanitárias extraordinárias e simplificar o regime público de aquisições e contratações destinados ao enfrentamento da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A compra simplificada de máscaras, luvas, vacinas e insumos está no escopo da lei, que estava vinculada ao decreto que reconheceu o estado de calamidade no país. O decreto também perdeu a validade em 31 de dezembro.
Para Rodrigo Pacheco (DEM-MG), autor do projeto, o fim da vigência da lei, no ano passado, trouxe um “vácuo jurídico” que, segundo ele, deixou o país sem uma de suas principais ferramentas de combate à covid-19. Vale ressaltar que alguns dispositivos continuam valendo graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Os dispositivos não incluídos pela decisão do STF são, em sua maioria, a respeito de procedimentos diferenciados de licitação e contratação para o enfrentamento da pandemia.
“A Lei nº 13.979, de 2020, revelou-se um importante instrumento de combate à pandemia, com suas medidas sanitárias extraordinárias e simplificadoras do regime de aquisições e contratações para o combate à doença. O encerramento de sua vigência coincidiu com o recrudescimento da pandemia, de modo que esse vácuo normativo deixou o país sem uma de suas principais ferramentas para fazer face à crise de saúde”, afirmou o relator do projeto, senador Carlos Fávaro (PSD-MT).
ELEIÇÕES MULHERES SÃO MAIORIA DO ELEITORADO, MAS SEGUEM SUB-REPRESENTADAS NAS ELEIÇÕES
PROPAGANDA ELEITORAL TSE RECEBE MAIS DE 1,1 MIL DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES EM PROPAGANDAS ELEITORAIS
ELEIÇÕES 2026 TSE APRESENTA URNAS ELETRÔNICAS A REPRESENTANTES DE 57 PAÍSES EM BRASÍLIA
ELEIÇÕES 2026 DEBATES DAS ELEIÇÕES 2026 COMEÇAM NESTE MÊS COM PRIMEIRO ENCONTRO NO DIA 9
PESQUISA ELEITORAL PESQUISA APONTA QUE 74% DOS BRASILEIROS VOTARIAM MESMO SEM OBRIGATORIEDADEPESQUISA APONTA QUE 74% DOS BRASILEIROS VOTARIAM MESMO SEM OBRIGATORIEDADE
ELEIÇÕES 2026 BRASIL TERÁ MAIS DE 158,7 MILHÕES DE ELEITORES APTOS A VOTAR NAS ELEIÇÕES DE 2026 Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 35°
Tempo nublado
Concursos e Emprego Concursos GO 2026: vagas abertas e previstas em Goiás
Bastidores da Política Combustíveis: Petrobras nega defasagem nos preços e reforça sua política de reajustes
Tecnologia e Games Jogos do PS Plus Essential de abril são revelados! Confira a lista completa
'Fui um babaca', diz Arthur sobre querer conhecer amigas de Viih Tube